Expofísica movimenta Campus Universitário

O papel da Astronomia no Desenvolvimento Científico é o tema da Expofísica 2007, que será aberta hoje, no campus universitário e prossegue até sexta-feira, 25, numa promoção do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas. O tema será apresentado no dia 24, quinta-feira, às 20h, no auditório do Cefet, pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Kepler de Souza Oliveira Filho, doutor em Astronomia pela Universidade do Texas – USA e autor de livros sobre Astronomia e Astrofísica.

A Expofísica é um encontro de exposição pública de atividades da graduação e pós-graduação, envolvendo todo o quadro docente e discente do curso. Serão apresentadas no evento, para a comunidade universitária e do ensino médio, as contribuições no ensino e pesquisa realizadas pelo instituto.

Segundo a professora da Ufal Maria Tereza de Araújo, vice-diretora do Instituto de Física e organizadora do evento, este é o 5º ano do evento que visa estimular o jovem a procurar a profissão de Físico, informando-o sobre as oportunidades de pesquisa, ensino e emprego nas diversas áreas existentes, além de atualizá-lo com temas que são discutidos mundialmente. Os estudantes de ensino médio estarão participando nas diversas atividades programadas, como visitas aos laboratórios, mostras de pesquisas e palestras, realizadas no Campus Universitário.

Congresso

O Curso de Engenharia da Universidade Federal de Alagoas promove nesta sexta-feira, 25 de maio, o Conecte 2007 – I Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia, destinado a alunos e pesquisadores da área tecnológica do Estado. O evento reúne mais de cem trabalhos de estudantes e integra projeto de extensão que consiste na divulgação científica de trabalhos. A promoção é do Programa Especial de Capacitação Discente, dos colegiados dos cursos de Engenharia Civil, Química Ambiental e da Unidade Acadêmica do Centro de Tecnologia.

O Conecte acontecerá no Centro de Tecnologia, no campus, e terá na programação apresentações de pesquisas nas áreas de Engenharia Ambiental, Química de Estrutura, Costeira, Marítima, Métodos Numéricos para Engenharia, Saneamento, Gestão de Recursos Naturais e Conservação da Natureza, Computação Paralela, dentre outras. Segundo o grupo do PEC Engenharia, o congresso não só oportuniza a divulgação da produção científica visando tanto intercâmbio entre pesquisadores com o objetivo de fomentar a interdisciplinaridade, como também apresenta à sociedade alagoana os mais recentes trabalhos de desenvolvimento realizados na área tecnológica da universidade.

O evento é patrocinado pelo Laboratório de Computação Científica e Visualização, pelo Núcleo de Pesquisas Tecnológicas do CTEC, pela Gama Engenharia de Recursos Hídricos Ltda. e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Conecte também conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e do Núcleo de Tecnologia da Informação da Ufal.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos