Coordenador do MS discute políticas de saúde mental em Maceió

O coordenador nacional de Políticas de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, participa hoje, de um debate sobre as políticas públicas de saúde mental do Governo Federal, inclusive o programa "De Volta Para Casa", criado pelo Ministério da Saúde.

O evento acontece no Centro de Convenções, em Jaraguá, durante o V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, que conta com a participação de cerca de quatro mil psicólogos das regiões Norte e Nordeste.

O programa “De Volta para Casa” visa a reintegração social de pessoas portadoras de transtornos mentais, que passaram por períodos de longas internações e tem como parte integrante o pagamento do auxílio-reabilitação psicossocial.

O Ministério da Saúde estima que cerca de 15.000 usuários do SUS possam ser beneficiados com o auxílio financeiro deste programa, favorecendo assim, sua reinserção no meio social mais amplo, desde que atendidos os requisitos necessários para recebimento deste auxílio, que consiste no pagamento mensal de auxílio-pecuniário, no valor de R$ 240,00 ao beneficiário ou seu representante legal, se for o caso, com duração de um ano.

De acordo com Lourenço Leirias, presidente do CRP-15 e um dos responsáveis pela realização do evento, o congresso tem o objetivo geral de ampliar a discussão sobre o compromisso da Psicologia de compreender as realidades brasileiras e propor políticas necessárias à superação dos problemas sociais e humanos comuns nas regiões brasileiras. Realizado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) e o curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o encontro tem como tema central “A produção na diversidade: compromissos éticos e políticos em psicologia”.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos