EUA aprova pílula antimenstruação

DivulgaçãoA FDA advertiu que 41% das mulheres que usaram Lybrel em um teste clínico apresentaram sangramentos não-programados

A FDA advertiu que 41% das mulheres que usaram Lybrel em um teste clínico apresentaram sangramentos não-programados

Uma nova pílula anticoncepcional que elimina a menstruação foi aprovada pela FDA, a agência federal que regula o setor de alimentos e remédios nos Estados Unidos.

A droga chamada Lybrel, fabricada pela Wyeth Pharmaceuticals, ministra uma baixa e consistente dose de hormônios que bloqueia a menstruação com uma cartela de comprimidos para 28 dias. A pílula estará disponível nos Estados Unidos a partir de julho.

Esta é a primeira vez que os reguladores federais se pronunciam sobre a prática contraceptiva sem a presença do placebo para permitir o ciclo menstrual.

Antes já existiam opções para as mulheres que queriam evitar o período menstrual. A Seasonique, uma pílula que reduz o número de menstruações anuais para quatro, esteve disponível no mercado por algum tempo. Já as que quiserem evitar totalmente a menstruação podem recorrer à injeção Depo Provera a cada três meses.

A FDA advertiu que 41% das mulheres que usaram Lybrel em um teste clínico apresentaram sangramentos não-programados, embora eles tenham diminuído com o passar do tempo.

"Aconselha-se os profissionais de saúde e pacientes que, quando considerarem o uso de Lybrel, pesem a conveniência de não ter menstruações programadas com a inconveniência de um sangramento não-programado" disse a FDA.

A eliminação de um período regular também pode dificultar que uma mulher perceba que está grávida, completou.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos