Estudantes e reitora se reúnem na manhã de hoje

Sionelly Leite/Alagoas24horasSionelly Leite/Alagoas24horas

Depois de muitas idas e vidas e acusações de ambas as partes foi confirmada para as 11h de hoje, no gabinete do vice-reitor, a reunião entre uma comissão de 15 estudantes e integrantes do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) será recebida por 15 representantes do Conselho de Administração da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas.

A reunião, que deveria ter ocorrido no final da tarde de ontem, deve debater a pauta de reivindicação apresentada pelos alunos ligados aos movimentos “Correnteza” e “Além do Mito”, que invadiram o gabinete da reitora na manhã de ontem, por cerca de 150 pessoas.

Os estudantes afirmam, no entanto, que não foram contatados pela reitoria e até este momento ninguém apareceu para o encontro que teria sido agendado.

Ainda ontem, a Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) divulgou nota oficial esclarecendo e apoiando os motivos da ocupação.

O Sintufal também emitiu nota similar, além de confirmar para a tarde de hoje, a partir das 15h, uma reunião para discutir o indicativo de greve da categoria, que pode ser deflagrada a partir do dia 1° de junho.

A assessoria de comunicação da Ufal, no entanto, afirmou, também por meio de nota de esclarecimento, que “a definição de uma política estudantil vem sendo a prioridade dessa gestão, que apresenta dados que comprovam essa realidade. Na área acadêmica, desde 2003, foram ampliadas vagas e duplicado o total de cursos de graduação – de 34 para 66 – em Maceió, Arapiraca, Viçosa, Palmeira dos Índios e Penedo.”

E prossegue afirmando que “no Restaurante Universitário, são 1.263 comensais com almoço e jantar diários, quando em 2003 eram 267, o que reflete a melhoria e expansão do restaurante para abrigar os novos estudantes. Na Residência Universitária, cerca de cem estudantes moram e tomam o café da manhã, reunindo no mesmo ambiente, pessoas de 40 municípios alagoanos.”

A reitoria acusa ainda os estudantes de descumprir um acordo assinado na Justiça Federal em novembro de 2005, de que não haveria mais invasão e acampamento nos prédios da universidade.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos