Renan prepara defesa para rebater acusações de ligação com lobista

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), está se preparando para rebater as acusações de envolvimento com o lobista Cláudio Gontijo, da construtora Mendes Júnior. Ele marcou para as 15h30 desta segunda-feira o pronunciamento que fará na tribuna do Senado.

Segundo assessores de Renan, o senador deve rebater uma a uma todas as acusações feitas contra ele pela revista "Veja" deste final de semana. Para se defender, ele deve apresentar declarações do Imposto de Renda de anos anteriores.

Reportagem da Folha deste domingo informa que a estratégia de defesa foi combinada ontem durante reunião de Renan com os senadores Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo, José Sarney (PMDB-AP) e o ex-senador Luiz Otávio.

De acordo com a reportagem da "Veja", Gontijo arcaria com o pagamento de parte das despesas pessoais de Renan. Entre as despesas que seriam arcadas por ele estaria o aluguel de R$ 4.500 de um apartamento de quatro quartos em Brasília para a jornalista Mônica Veloso –com quem Renan tem uma filha. Ele também pagaria uma pensão mensal de R$ 12 mil para a jornalista. Veloso não foi localizada até o momento.

Em nota, a construtora negou o suposto pagamento. "Sobre os pagamentos mencionados, não existe, nem nunca existiu, qualquer participação da Mendes Júnior", diz a nota.

Na sexta, Renan divulgou nota para negar as acusações. Ele afirma ser "intolerável" que sobre assuntos de sua vida particular se façam "ilações desarrazoadas e conclusões perversas".

Renan afirma ainda que nunca recebeu dinheiro ilícito ou clandestino "de qualquer empresa ou empresário".

O senador disse também que "jamais" teve despesas ou gastos pessoais seus ou de familiares "custeados por terceiros".

Conselho de Ética

O Conselho de Ética do Senado vai se reunir na quarta-feira, às 10h. Será a primeira vez, em cinco meses, que o órgão se reúne e em pauta está a eleição do presidente e do vice-presidente. Se depender do PDT as acusações envolvendo Renan serão abordadas.

Para o líder do PDT do Senado, Jefferson Peres (PDT-AM), é fundamental que antes desta reunião Renan se explique sobre as denúncias de que teria recebido ajuda da empreiteira Mendes Júnior para pagar contas particulares.

"A acusação é grave. As acusação são comprometedoras para qualquer parlamentar e mais ainda tratando-se do presidente do Senado", reagiu Peres, que integra o conselho desde que o órgão foi instituído pelo regimento interno do Senado.

Peres disse que espera explicações de Renan. "Vou aguardar que ele se pronuncie, como quiser, por entrevista ou nota. Do contrário, talvez o ideal seja levar o assunto para o Conselho de Ética", disse o senador do PDT.

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos