Convênio com a Espanha vai garantir projeto piloto de Saúde Digital para Alagoas

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), vai coordenar um convênio entre o governo de Andaluzia (Espanha), e os estados de Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais, para implantação, no segundo semestre deste ano, de um projeto piloto do Sistema de Saúde Digital Diraya, com apoio técnico e financeiro da Intel e Microsoft, e custo zero para os governos dos estados citados.

O convênio é resultado da viagem à Espanha realizada, na semana passada, por uma comitiva de autoridades e técnicos da área de saúde dos três estados brasileiros, além de representantes do Pnud, LGC Consultoria, Intel e Microsoft, com objetivo de conhecer o Projeto Saúde Digital Diraya, desenvolvido naquele País, e avaliar o potencial de aplicação no Brasil.

O gerente de programas da Secretaria de Estado da Saúde, Herbert Motta fez parte da comitiva alagoana liderada pelo vice-governador José Wanderley Neto, que teve ainda o secretário de Saúde André Valente, o reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), André Falcão e o diretor para Assuntos Internacionais, Eduardo Magalhães.

De acordo com Herbert Motta, o sistema Diraya muda o conceito de gerenciamento da informação baseado em procedimentos, para um modelo centrado nas necessidades do cidadão. “Ou seja, cada cidadão ao visitar o centro de saúde, uma unidade hospitalar ou mesmo uma farmácia, terá todas as informações registradas no seu prontuário de saúde, garantindo desta forma, verdadeiramente, o acesso do cidadão ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou.

Outro ponto importante do Saúde Digital Diraya, citado pelo gerente de programas da Sesau, é a sua inter-operabilidade, onde o sistema de controle de farmácia se comunica com o posto de saúde e este com o sistema terciário. “Trata-se de um sistema eficaz, simples de implantação e de baixo custo, podendo ser adaptado às necessidades do Estado de Alagoas”, avaliou Herbert Motta.

Visita

Em Sevilla, a comitiva visitou o Sistema Andaluz de Saúde, mais especificamente o Centro de TI – Atendimento Primário “El Porvenir”, onde tiveram a oportunidade de ter um entendimento geral do projeto, os principais resultados, desafios e futuros investimentos. Também assistiram a uma demonstração do projeto Diraya, envolvendo a parte de prontuário eletrônico, e-Receita , e-Pharma, além de participarem de uma discussão com médico de família sobre o funcionamento do programa.

No escritório da Microsoft, em Barcelona, a comitiva conheceu a solução DTH – Digital Town Hall, que pode ser customizada de acordo com a necessidade do município e possui, desde o portal de interação com o cidadão, passando pelas secretarias e a geração de índices de satisfação para análise e definição de políticas públicas.

A Microsoft é responsável pela implementação do DTH na região de Girona, composta de mais de 200 municípios que utilizam a solução. A empresa disponibiliza a solução DTH para os municípios interessados, gratuitamente, sendo que o município pode optar por várias formas de aquisição de licença de uso, como é o caso de Girona, que compartilha uma mesma licença de uso entre vários municípios.

Com a implantação do projeto será possível estruturar um banco de dados com informações da saúde de todos os usuários do SUS e viabilizar a infra-estrutura para a circulação das informações no âmbito local (infovia). A meta é informatizar e integralizar a saúde pública do Estado, para imprimir maior qualidade ao serviço assistencial.

No final da visita, ficou definido, por consenso, que é necessário uma nova reunião, no escritório do Pnud, em Brasília, para discutir os próximos passos em relação ao Projeto de Saúde Digital e DTH – Prefeitura Digital, de acordo com as necessidades e interesses de cada estado.

Pnud

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) é o organismo internacional, ou seja, a entidade das Nações Unidas, que tem por mandato promover o desenvolvimento e eliminar a pobreza no mundo. Entre outras atividades, o Pnud produz relatórios e estudos sobre o desenvolvimento humano sustentável e as condições de vida das populações.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos