Exército conclui visita técnica à obras em Alagoas

Uma missão formada por oficiais do Exército Brasileiro, enviada pelo Departamento de Engenharia e Construção (DEC), com sede em Brasília e responsável por obras de construção civil nos estados brasileiros, encerrou hoje, uma série de visitas técnicas em Alagoas.

A equipe está desde a terça-feira, 29, em Maceió, reforçando a auditoria técnica promovida pela Secretaria de Infra-estrutura (Seinfra), e preparam relatório para buscar soluções técnicas de apoio ao governo em obras como a barragem de Duas Bocas, do Sistema Paratagy, e a Macrodrenagem, no Tabuleiro do Martins, ambas paralisadas.

Os generais Rubens Silveira Brochado e Cláudio Rogério Pinto e o coronel Antonio Bandeira de Almeida relataram ao governador as visitas de inspeção que fizeram ao longo da semana, junto com técnicos da Seinfra; engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf); representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Defesa Civil estadual e municipal, lideranças da comunidade e das empresas responsáveis pelas obras, a Gautama e Cohidro.

As ações visam dar continuidade as obras da barragem Duas Bocas, do Sistema Pratagy – que está parada, mas com a empresa Gautama já notificada para que retome a execução do contrato – e intervenções emergenciais na área crítica da Macrodrenagem, que atinge principalmente a comunidade da grota Alto da Alegria, no Tabuleiro do Martins.

Um relatório preliminar deve ser divulgado na próxima semana pela Seinfra. As visitas aos canteiros de obras incluíram sobrevôos de helicóptero nas áreas pela equipe envolvida na auditoria e imagens em vídeo e fotografias para apoio às ações.

“O comando do DEC compreendeu a seriedade do governo de Alagoas no pedido sobre a emergência das obras, e já temos uma idéia clara do que fazer na área. A oferta inicial é um levantamento técnico do que é preciso nas duas obras. Nossa disposição é colocar cabeças pensantes neste levantamento da auditoria técnica”, afirmou o general Rubens Silveira Brochado.

Quanto ao apoio do Exército na mão-de-obra de apoio, Brochado informou que vai depender da demanda, já que quatro batalhões de Engenharia já estão atuando em 28 lotes da duplicação da BR-101, no trecho Natal-Palmares, na reconstrução de 300 km de blocos de concreto rígidos.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos