Paciente do SUS será submetido à cirurgia inovadora em AL

Um paciente atendido pelo SUS, cujo nome não foi revelado, ficará livre das dores de coluna que o incomodam há anos graças a uma inovadora técnica cirúrgica. Ainda pouco conhecida no Brasil, a cirurgia será apresentada pelo neurologista Albert Azuelos, membro do Comitê Europeu de Neurocirurgia, dentro do 2º Encontro Alagoano de Endoscopia da Coluna.

A abertura do evento e o curso teórico serão nesta quarta-feira, 6, às 19h30, no auditório da Unimed. A parte prática (cirurgia) ocorrerá nos dias 07 e 08, no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió.

Segundo o neurocirurgião Aldo Calaça, coordenador do evento, a endoscopia da coluna é uma técnica recente e por isso mesmo ainda não coberta pelos planos de saúde e pelo SUS.

Apesar de relativamente caro (são consumidos cerca de R$ 18 mil apenas em material cirúrgico), o procedimento tem a vantagem de ser menos invasivo, o que expõe o paciente a menos riscos. Calaça disse ainda que a endoscopia da coluna foi credenciada junto à Academia Brasileira de Neurocirurgia pela empresa americana Myelotech, detentora da patente.

“Queremos multiplicar os conhecimentos sobre esta técnica cirúrgica em Alagoas, de forma que os planos de saúde passem a cobri-lo e disponibilizem a seus clientes”, disse Aldo Calaça. Estão confirmadas para quarta-feira (06/06) as palestras dos neurologistas Abynadá Lyro, Marcos Masini e Alberto Azuelos

Serviço – A inscrição para o curso teórico é gratuita e pode ser feita no próprio local do evento. Mais informações no setor de Gestão com Pessoas da Unimed pelo telefone 2121-1717.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos