Corpo de Bombeiros promove 1° Curso de Salvamento Veicular

Foto cedida ao Alagoas24HorasBombeiros viajaram na última sexta-feira

Bombeiros viajaram na última sexta-feira

Pela primeira vez na história, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas promove o Curso de Formação de Instrutores e Monitores de Salvamento Veicular.

O curso tem participação de 19 militares, sendo 16 de Alagoas, dois do Estado de Sergipe e um do Pará. Por 45 dias, os militares terão instruções de atendimento pré-hospitalar, manutenção de desencarceradores, didática de ensino, técnicas e táticas de salvamento veicular.

Hoje, cerca de 40 dias depois de iniciado o curso, os alunos estão em São Paulo, para onde seguiram com o apoio da Petrobras, que cedeu um ônibus de turismo, e com o apoio do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que preparou uma seqüência de instruções utilizando os melhores instrutores de salvamento veicular e referências no Brasil.

"Tive a oportunidade de ter este treinamento no ano de 2002 e 2006, e tinha como objetivo criar o Curso em Alagoas e o fiz! Agora, estar aqui com todos esses bombeiros para fechar com chave de ouro o nosso primeiro curso já passou a ser um sonho realizado", disse o capitão Burity por telefone, ao Alagoas 24 Horas.

Curso

Segundo o coordenador do curso, o capitão Burity, as parcerias e intercâmbios vêm transformando o Corpo de Bombeiros de Alagoas em referência nacional em diversas áreas de salvamento.

"O apoio dado pela Petrobrás a esse curso e a oportunidade em nos propiciar o treinamento pelos melhores profissionais trarão como benefício principal uma melhor qualidade de atendimento em acidentes e, conseqüentemente, mais vidas sendo salvas”, afirmou o capitão.

Ainda de acordo com o capitão Burity, atualmente os Bombeiros têm pedidos de vagas para o curso de salvamentos de outros bombeiros e policias militares de outros estados, como Paraíba, Bahia, Mato Grosso do Sul e Maranhão.

Em São Paulo, o tenente Rodrigues é o maior especialista de salvamento veicular e está supervisionado todos os treinamentos. "Sem dúvidas alguma, quem mais ganha com este intercâmbio é a população e nós sempre estaremos com as portas abertas para ensinar e aprender também a salvar vidas", disse o tenente.

Programação

A programação em São Paulo segue nesta terça-feira, com instruções sobre a utilização de equipamentos de última geração e simulações a serem realizadas no Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros, que é a maior Escola de Bombeiros da América Latina.

Na próxima quarta feira, os alunos terão a oportunidade de treinar com os especialistas na Ford, onde serão simuladas diversas situações de acidentes automobilísticos.

Durante esses dois dias, o Alagoas 24 Horas acompanhará todos os passos dos bombeiros alagoanos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos