Maceió faz festa para receber tocha Pan-Americana e espera sediar jogos da Copa

Alagoas24horasAtleta Sônia Gouveia consegue primeira medalha do Para-Pan

Atleta Sônia Gouveia consegue primeira medalha do Para-Pan

Foi com uma grande festa que Maceió recebeu a chama dos Jogos Pan-Americanos, que, pela primeira vez, passou por várias cidades, como o revezamento de atletas tradicional dos jogos olímpicos.

Estudantes, atletas, autoridades e a população acompanharam o percurso da tocha em Maceió. O revezamento começou com a estudante Dayane e terminou com a para-atleta Sônia Gouveia, que foi a 60ª a levar a tocha.

“O Brasil é pioneiro nesse revezamento e a primeira vez que o país fará competições com atletas com deficiências físicas, que somam cerca de 10% da população”, afirmou Bernard, o embaixador da tocha e campeão olímpico de vôlei.

Aqui em Maceió, o que mais marcou o atleta foi a mobilização da população. Estudantes foram ao aeroporto e a Associação Comercial; jovens triatletas acompanharam todo o percurso de bicicleta e vários grupos se prepararam para apresentações de atos, danças e costumes folclóricos à sociedade.

Um dos populares que mais chamou a atenção de Bernard foi Jacozinho, que percorreu todo o trajeto equilibrando uma bola de futebol. “Nesse revezamento, ele acompanhou a tocha desde o começo, sem ser condutor. É essa motivação que nos dá força”, contou o atleta.

Passeio de jangada

Para marcar passagem em Maceió, a tocha pan-americana não poderia deixar de passar pela jangada, o transporte aquático mais tradicional do nordeste.

Foram apenas cerca de 500 metros, mas para isso foi montado um grande esquema, que contou com equipes da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros. Depois do percurso, a chama seguiu para a praça Multieventos, na Pajuçara, onde encontrou mais de dez grupos de bumba-meu-boi, além de grupos de balé e a população, que aguardava ansiosa o momento em que a chama acendeu a pira montada na praça Multieventos.

“É muito bom essa festa, para a cultura do bumba-meu-boi crescer. É uma cultura muito bonita em nosso Estado”, disse o pequeno Rafael Santos, 12, que conquistou o prêmio de melhor vaqueiro deste ano e estava conduzindo o Boi Demolidor, da Jatiúca.

Copa de 2014

Assim como o Brasil pleiteia sediar a Copa de 2014, o Estado de Alagoas espera sediar um dos jogos. Para o prefeito, Cícero Almeida, e o governador, Teotonio Vilela Filho, o evento desta quarta-feira mostra que a capital alagoana está preparada.

“Esse fato aumenta a luta para que Alagoas possa sediar um dos jogos da Copa de 2014”, ressaltou o governador.

Chama

Nesta quinta-feira, às 8h, a chama pan-americana segue para João Pessoa, capital da Paraíba, onde continua o trajeto pelas capitais e cidades brasileiras.

Até o final do percurso – no Rio de Janeiro – quase 3 mil pessoas participarão do revezamento da tocha.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos