Banco do Cidadão expande ações no Denisson Menezes

AssessoriaConselheira Mauriza Cabral repassa informações para empreendedores

Conselheira Mauriza Cabral repassa informações para empreendedores

A diretora executiva do Banco do Cidadão, Josecyla Farias, e a conselheira da instituição, Mauriza Cabral, participaram recentemente de um encontro com moradores da comunidade do conjunto habitacional Denisson Menezes e adjacências. Durante a reunião, que foi realizada na escola municipal Denisson Menezes, ocorreu a formatura de alunos do Projeto Organização e Mobilização Comunitária: Economia Popular e cooperativismo, desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Em seu pronunciamento, Josecyla falou sobre a expansão das ações do o Programa de Educação para o Crédito e Cidadania (PECC) naquele conjunto e regiões vizinhas. Explicou que a instituição oferece microcrédito para empreendedores que já exerçam alguma atividade comercial ou profissional há pelo menos seis meses. O negócio pode ser informal, sem um registro oficial ou CNPJ, como uma sacoleira, um churrasquinho, um carrinho de pipoca ou pastel, e até mesmo um profissional recém formado precisando de algum equipamento para melhorar seu desempenho no mercado.

Segundo ela, são três linhas de microcrédito para: Capital de Giro (Crédito para comprar mercadorias, matérias-primas e outros bens não duráveis); Capital Fixo (Crédito para ampliar ou reformar o ponto comercial, comprar máquinas e equipamentos, bem como consertar equipamentos ou veículos utilizados na atividade comercial). Capital Misto (Quando o crédito serve para Capital de Giro e Fixo).

Josecyla disse ainda que o banco aceita dois tipos de garantias: Avalista e Grupo Solidário. Avalista (Pessoa física que tenha comprovante de renda correspondente a pelo menos 3 vezes o valor da prestação. Grupo Solidário (Formado por 3 a 7 pessoas, todas com negócio próprio, seja ele formal ou informal. É uma forma de garantia solidária, em que todos do grupo pegam empréstimo ao mesmo tempo e devem morar ou trabalhar no mesmo bairro. Cada pessoa do grupo se responsabiliza solidariamente pelos empréstimos dos membros do grupo). Para o dono da atividade são solicitados os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Já para o avalista: RG, CPF e comprovantes de residência e renda atuais.

Em sua participação, a conselheira Mauriza revelou que o banco também desenvolve o Programa de Educação para o Crédito e Cidadania (PECC) que foi implantado nos conjuntos habitacionais Carminha, Freitas Neto, Selma Bandeira e adjacências. Segundo ela, o programa ganhou corpo em abril de 2004 com a execução de uma pesquisa para diagnosticar as realidades dos conjuntos residenciais, alvos do projeto.

Após esse trabalho foi idealizada uma proposta de intervenção que se transformou no PECC. A idéia era dar atenção a um público excluído do processo de microcrédito. O objetivo do programa é financiar um negócio já existente para pessoas em situação de risco social. O PECC tem ainda a finalidade de capacitar estas pessoas para criar nelas uma postura empreendedora e empresarial.

O empreendedor e cliente do banco, Pedro Felipe, também participou do encontro e falou sobre a sua experiência na produção e comercialização de sabão caseiro. Ele, que mantém sua atividade no conjunto Parque das Américas, é um dos clientes de sucesso atendidos pelo PECC que vem beneficiando centenas pessoas.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos