Saiba como manter o rosto bem cuidado no inverno

No inverno, é inevitável que a pele perca um pouco da luminosidade e elasticidade naturais. É que devido à baixa umidade do ar, banhos mais quentes e prolongados ocorre uma maior perda da água transepidérmica (através da pele, pela evaporação). Os resultados indesejados no rosto são linhas de expressão mais evidentes e uma pele mais áspera, ressecada e até mesmo uma leve descamação.

“Estes sinais podem refletir uma função da barreira da pele mais deficiente, com maior perda de água, que pode ser ocasionada por diversos fatores como vento, sol, água quente, alterações biológicas ou mesmo deficiência nutricional”, explica Ana Paula de Oliveira, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Natura. A palavra de ordem, então, é manter a pele sempre muito bem hidratada.

O tratamento básico começa com a higienização da pele com produtos específicos para limpar e tonificar a pele. A próxima etapa é hidratar.

A esfoliação facial também pode ser realizada nesse período para remover as células mortas e facilitar a penetração dos produtos, porém, sem excessos. “Isso porque a esfoliação de uma pele seca causa problemas como descamação e, muitas vezes, piora do ressecamento”, explica a consultora médica da Natura, Andréa Rosato.

O esfoliante deve ser aplicado uma vez por semana, com movimentos circulares leves e ascendentes sobre o rosto.

Espinhas, marcas e manchas

O inverno também é a estação ideal para tratar peles com espinhas, marcas e manchas. A gerente médica da Natura e dermatologista, Liliana Bechelli, explica o motivo.

“No verão as pessoas ficam mais expostas à radiação ultravioleta e seus índices são mais elevados. Após tratamentos a pele costuma ficar mais sensível e, portanto, mais sujeita a efeitos indesejáveis, como por exemplo, o aparecimento de manchas".

Outra dica importante é continuar o uso de filtros solares diários mesmo no inverno, porque ainda que em menor quantidade os raios ultravioletas continuam a agir sobre a pele. “Mas se a pele for oleosa, a pessoa deve usar protetores veiculados em gel ou emulsões livres de óleo”, orienta Liliana.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos