Projeto leva cinema ao interior de Alagoas

Um documentário sobre a história, cultura, potencialidades e também sobre o povo da cidade de Piranhas (AL) acaba de ser finalizado, tendo a participação da própria comunidade local nas etapas de roteiro, produção e edição.

O filme Piranhas – de Américo a Virgulino será exibido no próximo dia 5, a partir das 19h, no centro histórico de Piranhas (Ginásio Poliesportivo de Piranhas). A realização é da Mont Serrat Filmes, por meio do Projeto Cinema no Interior, que tem patrocínio do Programa BNB de Cultura e apoio das Prefeituras Municipais dos locais por onde o Projeto passa.

O diretor do filme e idealizador do Projeto, Marcos Carvalho, explica que o Cinema no Interior pretende democratizar o audiovisual, inserindo a própria comunidade no processo de produção de um filme: “O Projeto já percorreu o Brasil das Serras Gaúchas ao Amazonas, com a produção do filme Abaéteyba – o Brasil das Serras Gaúchas ao Amazonas. Agora, vamos percorrer os nove estados do Nordeste. Iniciamos por Alagoas e obtivemos para esta etapa o patrocínio do Programa BNB de Cultura”.

Segundo Marcos Carvalho, a produção do filme de Piranhas envolveu os estudantes e professores da rede municipal de ensino público das zonas urbana e rural da cidade, com o apoio das Secretarias de Cultura, Turismo e Educação. “É interessante porque os próprios atores sociais da cidade participam da pesquisa sobre a sua história e cultura, e depois vêem exibido o trabalho final, que fala sobre eles mesmos”, disse.

Na programação, além da exibição dos dois filmes já produzidos pelo Projeto Cinema no Interior, haverá homenagens aos cidadãos piranhenses eleitos pelo Projeto e Secretarias de Cultura, Turismo e Educação Municipal nas principais áreas que contribuem para o desenvolvimento da cidade.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos