Fundação Pierre Chalita passa por reforma

A Fundação Pierre Chalita realiza hoje, a partir de 19h, a cerimônia de conclusão do projeto para aquisição de mobiliário para reserva técnica do museu de arte, localizado no centro da cidade, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Cultural.

Com um acervo formado por telas, esculturas, pinturas, o museu foi dotado de um eficiente mobiliário que permite, a partir de agora, o correto armazenamento de seu acervo e a sua disponibilização para consulta de pesquisadores e estudiosos da arte popular das regiões Norte e Nordeste. Outro aspecto importante é que foram disponibilizadas condições para a reformulação da exposição permanente do museu. As obras foram coordenadas e executadas pelo engenheiro e museólogo, Manuel Julio Vera del Carpio.

Entre as ações realizadas estão serviços de conservação curativa para deter a degradação das obras e reformas estruturais no interior dos três andares do prédio, com o objetivo de adequar o espaço da reserva técnica, além da instalação de trainéis para obras de arte com suporte tela, mapotecas com conjuntos deslizantes para obras de arte com suporte papel e conjuntos deslizantes com divisórias para esculturas e objetos tridimensionais.

De acordo com o gerente do Ativo da Petrobras em Alagoas, engenheiro Samuel Guimarães Santos, a ação tem o objetivo de promover a modernização tecnológica, a melhoria de reservas técnicas, segurança, acessibilidade e a conservação preventiva das peças que compõem o acervo do museu da Fundação Pierre Chalita. Samuel acrescenta que em Maceió, o Museu Théo Brandão também contou com patrocínio da Petrobras para a manutenção de seu acervo.

Segundo Pierre Chalita, responsável pelo Museu junto com a sua esposa Solange Chalita, graças ao patrocínio da Petrobras, a estrutura atual do museu foi reformada e o acervo está sendo preservado com os mesmos recursos utilizados por grandes museus do país. o projeto para aquisição do Mobiliário para reserva técnica do museu de arte da Fundação Pierre Chalita foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural 2004/2005, na primeira seleção para Apoio a Museus, Arquivos e Bibliotecas (linha de atuação "Preservação e Memória").

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos