Sindjus inaugura primeira sessão do Cinejus

O Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal e do MPU em Alagoas (Sindjus/AL) inaugura a primeira sessão do seu cineclube, o Cinejus, com direito à pipoca, na próxima sexta-feira, às 19h, na sede da entidade sindical (Rua da Praia, 102 – Centro).

O filme de estréia é um dos longas-metragens mais famosos do diretor Sérgio Bianchi, Quanto vale ou é por quilo? lançado em 2005 pela Riofilme. Para participar, basta apenas confirmar a presença pelo telefone: 82 326-6042 ou enviar e-mail: sindjus@sindjus-al.org.br.

O filme Quanto vale ou é por quilo? expõe a falência das instituições no país, fazendo uma contundente analogia entre o antigo comércio de escravos e a exploração da miséria pelo marketing social: a solidariedade de fachada. O que vale são os lucros. Sociais, políticos e, principalmente, econômicos.

Na trama, que transcorre nos dias atuais, vários dramas sociais são descritos. Um deles é motivado por uma ONG que implanta o projeto “Informática na Periferia” em uma comunidade carente. Arminda, que está empenhada no projeto, descobre que os computadores foram superfaturados e, agora, precisa decidir entre moral, pragmatismo ou sobrevivência. Outro caso é o de Candinho, jovem que está desempregado e com a mulher grávida, e tem que se virar para sobreviver. O rapaz então se transforma em um “caçador de bandidos” para sustentar a família. Misturando as duas épocas, com a repetição de alguns atores em situações análogas, o roteiro aponta dois desfechos para o filme, criando uma duplicação de possibilidades que surpreende o espectador.

Para completar a noite, a professora universitária Edna Bertoldo facilitará uma rápida discussão sobre a superficialidade do assistencialismo como ação transformadora da realidade, ainda mais sob um sistema que sobrevive através da exploração do homem pelo homem.

De acordo com o coordenador de Comunicação do Sindjus/AL, Cícero Omena, a proposta do Sindicato é levar a discussão da realidade social através do filme. “O Cinejus ocorrerá sempre na primeira semana do mês, na sede da entidade, às 19 horas”, informa.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos