PRT flagra trabalhadores pendurados em prédio sem proteção

Nesta segunda-feira, a Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 19ª Região flagra trabalhadores sem Equipamentos de Proteção Individual (EPI), em prédio da Jatiúca. Os operários faziam a manutenção da fachada do Edifício Itapema, na Rua Jorge Izídio Malta de Araújo, e o cinto de segurança estava amarrado com arame.

A denúncia foi feita por usuários da PRT que aguardavam início de audiência. Eles chamaram atenção porque o prédio onde os trabalhadores estavam sem EPIs fica a uma quadra da Procuradoria.

Os servidores da PRT, Cícero Roberto Omena e Paula Brod, foram ao local fizeram fotos e conversaram com a síndica do prédio, Kátia Maria Coutinho Martins, e com os trabalhadores. Dois deles estavam pendurados por cordas removendo pastilhas de cerâmicas e usavam apenas camiseta, bermuda, calça e chinelos.

Djalma Santos, Valmir Lira e José Leôncio disseram que são autônomos e foram contratados diretamente pelo condomínio. Afirmaram ainda ser comum eles prestarem esse tipo de serviço. “Também prestamos serviços intermediados por empresas de construção e quando isso acontece só recebemos botas e luvas. O resto do material é por nossa conta, como capacetes, cintos, cordas e ganchos”.

A síndica explicou que a obra está sendo feita em caráter de urgência porque as pastilhas que revestem o prédio estão se soltando e podem causar acidente. Disse que desconhecia a necessidade a necessidade dos equipamentos de proteção.

Diante da situação, o procurador-chefe em exercício Rodrigo Raphael de Alencar encaminhou ofício à Delegacia Regional do Trabalho (DRT) solicitando que fiscais compareçam ao local e interditem a reforma. Os trabalhos só poderão ser retomados quando a situação for regularizada. “Vamos chamar o condomínio para que o mesmo se comprometa em seguir as normas de segurança sempre que for contratar trabalhadores para manutenção do prédio”, completou.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos