Presídio terá segurança reforçada depois da fuga de 11 detentos

DivulgaçãoGenerindo Paulo de Lima

Generindo Paulo de Lima

Depois da fuga de 11 presos registrada nesta madrugada, a Superintendência de Administração Penitenciária decidiu reforçara a guarda do presídio Cyridião Durval. Em reunião nesta manhã, o secretário de Defesa Social, general Edson Sá Rocha, também informou que vai implementar mais rapidamente o plano de segurança do Sistema Penitenciário de Alagoas.

No plano, está a proposta de viaturas da Polícia Militar de Alagoas permanentemente fazendo rondas no Sistema Penitenciário, bem como a aquisição de armamento para os agentes penitenciários. O secretário informou que estas duas propostas vão ser discutidas com o comandante da PM para que possam ser implementadas de imediato.

Outra medida que foi solicitada em caráter de urgência pelo superintendente Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, foi a aquisição de concertinas de proteção perimetral para o Cyridião Durval.

Fuga

De acordo com o capitão André, diretor do Presídio Cyridião Durval, 11 presos fugiram por volta das 3h. “Foi uma fuga com resgate”, informou, acrescentando que já é a terceira do ano.

Conseguiram fugir Jovenilton Silva Gonçalves; Francisco Mandú Neto; João Wilton Gonçalves da Silva; Alexandre Antônio da Silva; José Cícero Moraes Costa Cavalcante; Ademir de Souza; David Washington dos Santos; Ailton Santos da Silva; Elenilton Barbosa de Oliveira; Alexandre Estevão da Silva e João Balbino dos Santos.

Os agentes penitenciários conseguiram recapturar o reeducando João Luiz dos Santos, que chegou a ser baleado na perna e foi encaminhado para a Coordenadoria de Emergência Armando Lages (Coemal), mas passa bem.

Na ação de fuga, os detentos estavam de posse de armas de fogo e chegaram atirar contra a guarda do presídio. Apenas um agente penitenciário chegou a pular da laje da unidade prisional para não ser atingido pelos disparos e teve apenas ferimentos leves.

As circunstâncias de como as armas de fogo entraram no presídio e a forma como se deu a fuga serão apuradas através de sindicância administrativa. De acordo com o diretor de Segurança e Inteligência da Superintendência Administração Penitenciária, tenente-coronel Paulo Sérgio, em paralelo será instaurado ainda um inquérito policial.

Baldomero

Também nesta madrugada foi registrada a fuga de dois detentos do módulo V do presídio Baldomero Cavalcanti. Generindo Paulo de Lima e Ednaldo Ferreira dos Santos, conseguiram fugir após utilizarem uma corda feita de lençol para escalarem o muro do presídio.

Uma sindicância será instaurada para apurar como se deu a fuga dos dois custodiados.

A SAP alerta que quem tiver informações sobre o paradeiro do fugitivo pode ligar para o Disk Denúncia, através do telefone 3201-2000, e repassar a informação. O serviço funciona 24 horas e para utilização não é preciso se identificar.

Com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos