Fiscais agropecuários suspendem greve

Fiscais federais agropecuários decidiram na tarde desta quinta-feira pela suspensão da greve até o próximo dia 6 de agosto, quando do retorno do ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, que cumpre agenda no México. O deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB-PR) que participou de todas as negociações, informou que se chegou muito próximo de todos os números exigidos pela frente grevista, mas que a pauta somente será esgotada com o retorno do ministro e com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dentre as propostas dos fiscais está o reajuste salarial de 45%.

A portas fechadas, fiscais, deputados da bancada ruralista estiveram reunidos desde a primeira hora desta quinta-feira, com a equipe do Ministério da Agricultura. A greve foi iniciada no dia 18 de junho e já provocava impacto negativo nas atividades das agroindústrias e da produção rural em todo país. Com a paralisação de até 70% dos trabalhos da categoria a emissão dos atestados de trânsito para escoamento da produção nos 35 frigoríficos com Serviço de Inspeção Federal (SIF) foi reduzida e as certificações de embarques para exportação estavam suspensas.

De acordo com o presidente da ANFFA (Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários), Luiz Fernando dos Santos Carvalho, a condição para prosseguir as negociações com o governo era a presença de uma comissão de deputados. Das negociações entre governo e fiscais participaram o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Marcos Montes (DEM-MG), Moacir Micheletto (PMDB-PR), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Odacir Zonta (PP-SC) e Alfredo Kaefer (PSDB-PR).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos