Empreendedores recebem informações sobre a política de inovação industrial

Micro, pequeno e médio empresários alagoanos terão a oportunidade de ter acesso às informações dos programas e instrumentos da política industrial do país. É que hoje inicia o Seminário Rede Nacional de Agentes de Política Industrial (Renapi), promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico.

A ABDI reúne empreendedores, gestores públicos municipais e estaduais, representantes de instituições empresariais e industriais, universidades, fundações de amparo à pesquisa, institutos de pesquisa, consultores, dentre outros profissionais interessados no tema do desenvolvimento e inovação, bem como na utilização dos instrumentos da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE).

Iniciados em 2006, foram realizadas, até o momento, 14 edições dos Seminários Renapi nos estados, contabilizando um público de, aproximadamente, 3 mil participantes. Os Seminários Renapi ocorreram no Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Os próximos estados a integrarem a Renapi, no mês de agosto, serão Alagoas (7 e 8) e Sergipe (21 e 22); e, em setembro, Rio Grande do Norte (4 e 5) e Mato Grosso (27 e 28), em eventos gratuitos realizados nas capitais. A meta é chegar até 2008 com mais de cinco mil agentes mobilizados nos 27 estados brasileiros.

Os seminários são o primeiro contato do estado com a Renapi, iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão Econômica das Nações Unidas para América Latina e Caribe (Cepal/ONU), CNI/IEL, BNDES, Finep, INPI, Sebrae e APEX-Brasil, com o apoio de entidades locais ligadas à indústria. Na Região Nordeste, conta ainda com a parceria da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene).

A rede atua na disseminação da cultura de inovação e do desenvolvimento industrial nos estados e municípios, aproximando agentes públicos e privados, difundindo os instrumentos da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) e promovendo a capacitação em seus temas correlatos.

A partir do seminário, segue-se uma série de ações conjuntas – ABDI e parceiros – a fim de fortalecer o marco institucional de apoio e promoção do desenvolvimento industrial dos estados. Dentre outras, estão planejadas a disponibilização de um ambiente colaborativo virtual de troca de experiências, discussões, proposições e atualização sobre o tema e, ainda, cursos de capacitação para agentes disseminadores, comprometidos com a replicação dos conhecimentos em sua região. Planejados, ainda, cursos de capacitação a agentes disseminadores, comprometidos com a replicação dos conhecimentos em sua região.

Para o responsável pelo projeto na ABDI, Erasmo Gomes, o Seminário apresenta ao estado possibilidades de incentivo ao crescimento local, por meio da utilização de instrumentos federais e regionais disponíveis. “Onde buscar os incentivos e como se beneficiar deles é o que pretendemos expor aos agentes. Há mais de 180 linhas de incentivo no País, algumas pouco exploradas. É fundamental que as informações tornem-se conhecimento e desenvolvimento nas mãos destes agentes”, garante.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos