Slum vai implantar Célula Sanitária Controlada no lixão

Com o objetivo de melhorar a disposição final do lixo no município, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) deverá implantar, nos próximos 15 dias, no lixão de Jacarecica, uma Célula Sanitária Controlada, que é uma área de disposição de lixo, fundamentada em princípios de engenharia para minimizar e controlar os impactos ambientais e de saúde pública.

O projeto para implantação dessa Célula Sanitária Controlada foi apresentado hoje pelo assessor técnico da Slum, Alder Flores, para técnicos de órgãos municipais como Slum, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Saúde, vereador Francisco Holanda, líder do governo na Câmara Municipal, pessoal operacional do lixão, durante reunião realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Trata-se de uma ação emergencial do município que deverá funcionar por alguns meses, enquanto o aterro sanitário, a ser futuramente implantado, não entra em operação.

As normas para funcionamento da célula obedecerão critérios de engenharia, e nessa célula que será implantada a presença de crianças será evitada, os catadores serão definidos através de um processo seletivo e usarão equipamentos adequados para desempenhar suas atividades, além de fardamento de identificação. Essa célula terá ainda um dreno de gás e de chorume, segundo afirmou Alder Flores.

Durante a sua exposição, ele ainda colocou informações detalhadas sobre o projeto e sobre a célula, especificamente, além de mostrar as várias diferenças entre lixão e aterro e outras especificações do projeto.

“Esse trabalho a ser feito é de muita importância e é fundamental que todos se conscientizem de que a Prefeitura tem um trabalho sério a desenvolver, através da Slum, precisando contar com o apoio de toda a sociedade e de todas as partes envolvidas nesse projeto”, salienta Lauriano Omena, superintendente do órgão.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos