SDS promove Curso Nacional de Promotores de Polícia Comunitária

O Secretário de Defesa Social, General Edson Sá Rocha, recebe o Tenente Coronel PM do Distrito Federal, Eraldo Viegas, coordenador do Curso Nacional de Promotores de Polícia Comunitária (CNPPC), durante o evento de lançamento do CNPPC, amanhã, 17, às 10h, no auditório da Secretaria de Estado da Defesa Social.

O curso desenvolvido pela SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) em parceria com 27 Estados membros, tem por objetivo principal a capacitação de profissionais da área de segurança pública e comunidade para o exercício da segurança orientada pela filosofia de polícia comunitária, como também para atuação e mobilização social das lideranças comunitárias.

O evento vai reunir profissionais ligados a área de segurança pública: Policia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal como também lideranças Comunitária, e representantes das Prefeituras de Rio Largo, Arapiraca e Penedo.

Segundo Sá Rocha este curso é de extrema importância. “Polícia Comunitária é uma filosofia e uma estratégia organizacional fundamentadas, principalmente, numa parceria entre a população e as instituições de segurança pública e defesa social. Baseia-se na premissa de que tanto as instituições estatais, quanto à população local, devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas que afetam a segurança pública, tais como o crime, o medo do crime, a exclusão e a desigualdade social que acentuam os problemas relativos à criminalidade e dificultam o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, ressalta o General Sá Rocha.

Segundo o Major Pacheco, Coordenador Estadual de Polícia Comunitária o curso visa difundir a filosofia de polícia comunitária no Sistema de Segurança Pública e Defesa Social, e reforçar a construção de uma cultura de segurança pública fundada nos paradigmas da modernidade, da inteligência, da informação e do exercício de competências estratégicas, técnicas e científicas.

“Queremos promover a integração dos órgãos de segurança pública e defesa social com a comunidade civil organizada, diante dos cenários contemporâneos; criar condições para que o policial possa: Compreender a relação entre o Terceiro Setor, especialmente no aspecto de estruturação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, com os órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social; identificar os aspectos locais para viabilizar o processo de mobilização social; desenvolver habilidades necessárias para facilitar o relacionamento entre os profissionais de segurança pública e defesa social e a comunidade; utilizar práticas voltadas para identificar e resolver os problemas da comunidade, minimizando as suas causas para evitar que se transforme em um problema de segurança publica e defesa social e Aplicar a filosofia de polícia comunitária nas atividades de segurança pública e defesa social, reconhecendo a importância da Proteção à Dignidade Humana e aos Princípios de Cidadania e da participação da comunidade nas questões de segurança pública.

As disciplinas serão as seguintes: Relações Interpessoais e Formas de Intervenção, Direitos Humanos, Mediação de Conflitos, Polícia Comunitária e Sociedade, Mobilização Social e Estruturação dos Conselhos Comunitários e Gestão pela Qualidade na Segurança Pública. O curso vai alcançar 1.000 alunos e se estenderá dia 14 de dezembro

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos