Ambulatório do Hemoal atende urgências e mantém coleta

Desde ontem, o Ambulatório 24 Horas do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vem atendendo, apenas, aos casos de urgência, uma vez que sete dos oito hematologistas que atendiam na instituição se demitiram. Para evitar o fechamento da instituição, que atende cerca de 70 pacientes vítimas de doenças hematológicas, a direção do Hemoal conta com três hematologistas, os quais estão trabalhando em escala de plantão. Quanto à coleta de sangue, todos os profissionais continuam atendendo normalmente, seja na sede do órgão ou durante as coletas itinerantes, a exemplo da que acontece até às 17 horas de hoje, na sede da Cruz Vermelha, no bairro de Mangabeiras.

O atendimento no Ambulatório 24 Horas está se destinando aos pacientes cujo estado de saúde é considerado grave, além daqueles que chegam com sintomas de doenças hematológicas, a exemplo da Leucemia, onde o diagnóstico deve realizado o mais rápido possível para que o paciente inicie o tratamento. Os hemofílicos, no entanto, também estão sendo atendidos normalmente, uma vez que em razão da possuírem uma deficiência genética na proteína “Fator VIII”, responsável pela coagulação do sangue, devem ser medicados periodicamente.

Ontem, no entanto, a hematologista de plantão, Verônica Guedes, realizou 14 atendimentos, além de diagnosticar uma Leucemia e uma Hemofilia. Hoje, no entanto, a hematologista Luciana Jatobá está atendendo aos pacientes cujo estado de saúde é considerado grave. Jatobá foi à única hematologista que não aderiu ao processo de demissão coletiva, já Verônica Guedes, compõe a direção do órgão, mas foi remanejada para prestar atendimento aos pacientes hematológicos.

Doação de sangue – E os voluntários que queiram se candidatar à doação de sangue podem comparecer ao Hemoal, cuja sede está localizada em prédio anexo à Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, no bairro do Trapiche, ou à Cruz Vermelha, situada no bairro de Mangabeiras, em frente ao Shopping Iguatemi.

Segundo o Ministério da Saúde, os candidatos devem estar em perfeito estado de saúde, ter idade superior a 18 anos, 50 kg e portar um documento de identificação com foto. Além destes pré-requisitos ele não pode ter contraído doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Não é permitida a doação para as gestantes e lactantes e no caso dos homens, uma nova doação pode acontecer após dois meses, já para as mulheres, esse prazo se estende para três.

Fonte: Josenildo Törres

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos