Tabagismo: tratamento alcança 85% de eficácia

No Dia de Combate ao Tabagismo, celebrado neste domingo em todo o País, a Santa Casa de Maceió comemora os primeiros números de um projeto que visa ajudar os clientes do SUS a livrarem-se do tabagismo.

Em parceria com o Instituto Nacional do Câncer e com o Ministério da Saúde, o Instituto de Doenças Pulomonares da Santa Casa criou grupos de tratamento para fumantes. Dos 13 participantes do primeiro grupo, 11 pararam de fumar no primeiro mês de acompanhamento, ou seja, um sucesso de 85%.

A coordenadora do Núcleo de Combate ao Tabagismo da Santa Casa, a pneumologista Fátima Alécio, explica que o acompanhamento médico e a medicação são gratuitos e estão disponíveis aos pacientes do SUS, com prioridade para às pessoas de baixa renda. “Estamos investindo em prevenção para salvar vidas”, acrescentou.

Os planos de saúde cobrem o tratamento, mas os conveniados assumem os custos com os medicamentos. Já os particulares têm de arcar com os dois custos, “que, entretanto, são bem acessíveis”, enfatiza Fátima Alécio.

Clientes do SUS

Para participar dos Grupos de Tratamento para Fumantes, os clientes do SUS podem se inscrever no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió. Mais informações pelo telefone 2123-6037, com Carminha.

Já os conveniados a planos de saúde ou particulares devem se dirigir ao Instituto de Doenças Pulmonares da Santa Casa de Maceió.
E como o assunto da semana é o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, vale destacar a campanha publicitária da Santa Casa de Maceió alertando para os males do fumo.

Doze ônibus estão circulando em Maceió com mensagens de alerta sobre o risco de morte provocado pelo cigarro. Na internet, o Portal complementou com dados sobre o tema.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos