Hemoal realiza coleta até às 17h no Tabuleiro

Paralelamente às doações de sangue que acontecem na sede do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e ao atendimento realizado no Ambulatório 24 Horas aos pacientes vítimas de doenças hamatológicas, a instituição realiza coletas externas, como forma de manter estabilizado o estoque de sangue da Hemorrede Pública de Alagoas. E durante este sábado, até às 17 horas, uma equipe multidisciplinar do órgão estará na Escola Benedito de Castro, no Conjunto Clima Bom I, no bairro do Tabuleiro do Martins, coletando sangue dos estudantes e dos doadores voluntários que compareçam ao local.

A coleta externa acontece graças à parceria firmada entre a diretoria da Hemorrede de Alagoas e a direção da Escola Benedito de Castro, que realiza projetos de responsabilidade social, visando conscientizar a sociedade, seus colaboradores e estudantes, sobre a importância do voluntariado. Diante dessa realidade, a diretora da Hemorrede de Alagoas, médica Izaura Alves Pinto, ressalta a importância da parceria, uma vez que, segundo ela, ações dessa natureza são relevantes para proporcionar a estabilização do estoque e, consequentemente, a garantia de que não faltará sangue para as unidades hospitalares públicas do Estado.

“Somente a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, consome quase 80% do sangue coletado pelo Hemoal, mas esse percentual aumenta nos feriados, finais de semana e quando acontecem grandes acidentes. Por essa razão, intensificamos o trabalho de captação, visando atender, com eficiência, a todos que necessitarão de transfusões. Assim, parcerias como esta que firmamos com a Escola Benedito de Castro, nos tranqüilizam e mostram o compromisso de uma instituição comprometida com o bem estar da coletividade”, salienta Izaura Alves Pinto.

Doação – Para se candidatar à doação é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade e pesar, no mínimo, 50 kg, além de não ter contraído doença de chagas, AIDS, sífilis e, hepatite, após os 10 anos. É indispensável, também, que os candidatos à doação compareçam à Escola Benedito de Castro ou à sede do Hemoal – que funciona até às 12 horas neste sábado – portando um documento de identificação com foto e estejam bem alimentados. Em se tratando das gestantes e lactantes não é permitida a doação e, no caso dos doadores que se candidatarão novamente à doação, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Fonte: Josenildo Törres

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos