Estado apóia projeto que transforma Arcebispado em centro de cultura

O governo do Estado será parceiro no esforço da Igreja para reformar e restaurar o prédio do Arcebispado de Maceió – em frente à estação ferroviária, no Centro -, cujo objetivo é o de transformar o local no Centro Arquidiocesano de Cultura Dom Santino Coutinho, com disponibilização de salas de aula e de exposição, bibiloteca, sala de computação, auditório e restaurante, num trabalho de inclusão social e de oportunidade para a comunidade alagoana.

O compromisso de apoio do governo ao projeto foi colocado pelo governador em exercício, José Wanderley Neto, e pelo secretário Osvaldo Viégas, da Cultura, durante evento que marcou nesse domingo o pontapé inicial para a revitalização do prédio histórico – inaugurado em 1931 e considerado um patrimônio cultural e religioso dos alagoanos.

Presentes, o arcebispos de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, e de Belém (PA), Dom Orani João Tempesta, presidente da Comissão de Cultura, Educação e Comunicação da CNBB. Também participou do evento o general Edson Sá Rocha, secretário da Defesa Social, dentre outras autoridades.

Tombamento

O governo assumiu o compromisso de encaminhar o tombamento do prédio – condição necessária à captação de recursos; de apoiar o encaminhamento do projeto para benefícios através da Lei Ruanet; e de fazer gestão no esforço para captação de recursos no âmbito da iniciativa privada. O projeto, do arquiteto Roberto Costa Farias, está orçado em R$ 3 milhões.

José Wanderley Neto, que representou o governador Teotonio Vilela Filho no evento, ressaltou o compromisso do governo do Estado com a cultura, apoiando ações como essa, que tem à frente o arcebispo Dom Muniz, voltadas para a preservação do patrimônio arquitetônico e cultural de Alagoas. Viégas, por sua vez, lembrou da condição de prédio histórico do palacete em estilo eclético, e da necessidade da sua preservação em favor da memória e da identidade cultural alagoana.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos