Maceió terá Laboratório de Análises Clínicas

Secom/MaceióLaboratório será inaugurado na segunda-feira

Laboratório será inaugurado na segunda-feira

A população de Maceió receberá, na próxima segunda-feira (03), seu primeiro Laboratório de Análises Clínicas – o Laclim – que terá como objetivo beneficiar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em mais uma importante iniciativa da Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Concretizamos mais um avanço para a saúde municipal. E essa era uma das grandes metas do prefeito Cícero Almeida, que tem como prioridade de sua gestão a eficiência do atendimento das demandas da população na área de saúde”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Théo Fortes.

Equipado com máquinas de última geração, o Laclim está instalado no Bloco H do PAM Salgadinho e conta com potencial para atender toda a demanda de exames de média complexidade, com uma rotina estimada de mais de 65.000 testes ao mês. A fim de otimizar a logística, os trabalhos serão iniciados com 13 Unidades Básicas de Coleta, dotados de profissionais capacitados e que terão como prioridade o cumprimento do prazo máximo de entrega de resultados, de apenas 07 dias.

O Laclim oferecerá à população 150 tipos diferentes de exames, que cobrem as principais áreas do segmento das análises clínicas, a exemplo dos de Bioquímica Clinica Básica (que concentram a maior demanda, com exames de glicemia e curva glicemica, de colesterol total e frações, triglicérides e ácido úrico, entre outros); de Bioquímica Clínica de Média Complexidade (ferritina, ácido fólico (anemias carenciais), troponina e afins); de Hematologia (como hemograma completo e tipagem sangüínea com credibilidade assegurada); e de Hormônios (uma das áreas mais carentes, com exames como provas de T3, T4, TSH, prolactina, progesterona e outros), estes cobrindo as necessidades dos pacientes com distúrbios hormonais, que não têm tido tratamento adequado por falta de exames específicos na rede pública.

Aos usuários do SUS no município também serão disponibilizados exames de Imunologia (HIV 1 e 2 e marcadores de hepatite, sífilis, rubéola, toxoplasmose e outros, ampliando o serviço já oferecido nessa área pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do PAM Salgadinho); de Microbiologia (cultura de secreções uretral e vaginal, de fezes e da orofaringe, entre outros); de Urinálise (sumário de urina completo e automatizado); e de Parasitologia.

Segundo o coordenador de Farmácia e Bioquímica da SMS, Eli Carlos Machado, a meta do Laclim é atender de maneira expressiva aos usuários da rede pública de saúde, oferecendo um serviço com qualidade, humanização e respeito. Ele disse ainda que a equipe de profissionais vem recebendo treinamentos diversos, para que a população possa contar com um serviço diferenciado, onde o atendimento ao público seja focado exclusivamente no bem estar do usuário.

“Nossos colaboradores devem estar sempre motivados, para que esse atendimento seja feito com profissionalismo e respeito. Por isso, estamos investindo em toda capacitação necessária que os qualifiquem nessa área”, afirmou Eli Carlos, acrescentando que o Laclim funcionará de segunda a sexta-feira, no horário das 6h30 às 18h30.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos