Secretaria realiza Conferência de Saúde em Coruripe

A prefeitura de Coruripe e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram na última quarta feira, 28, a IV Conferência Municipal, com o tema “Saúde e Qualidade de Vida: Políticas de Estado e Desenvolvimento”. O encontro aconteceu no Clube do Povo e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Marx Beltrão, o secretário de Saúde Maykon Beltrão, o presidente do Conselho Estadual de Saúde Benedito Alexandre, a coordenadora do Núcleo de Saúde Pública da Ufal, Sônia Maria Souza Cavalcante, agentes de saúde, de endemias, e demais seguimentos da sociedade.

De acordo com o secretário Maykon Beltrão, um dos principais objetivos da reunião foi incentivar a participação popular, exercida por meio do Controle Social, para traçar as diretrizes da política municipal de saúde em Coruripe, bem como, o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e a efetivação do direito de todos à saúde, deliberando ações a serem desenvolvidas nesse âmbito. “Vamos se unir para que possamos fazer uma saúde de qualidade, pois o SUS é um direito de todos e a população carente é a quem mais almeja”, destacou.

Na oportunidade, o prefeito Marx Beltrão enfatizou a importância dessas conferências que aconteceram, todas com resultados positivos para o município, observando a importância da participação da população nas tomadas de decisão. “A nossa preocupação é com a saúde terapêutica, como também a qualidade de vida, onde estão sendo realizadas obras como o saneamento básico. Espero que esses eventos possam sensibilizar o governo estadual e federal a liberar recursos para melhorar as políticas de saúde pública em todos os municípios brasileiros”, completou.

Por sua vez, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Benedito Alexandre ao proferir a palestra, ressaltou que Coruripe é privilegiado por ter uma administração que se esforça em oferecer um atendimento de qualidade à população, apesar do caos que a saúde vem enfrentando em Alagoas. Ainda pela manhã a programação contou com a palestra da mestra Sônia Maria Souza Cavalcante, coordenadora do Núcleo de Saúde da Ufal e também com a apresentação de uma peça teatral composta por pacientes do Centro de Atenção Psicossocial de Coruripe (CAPS). Dr. Djalma Brêda, além de um espetáculo musical do saxofonista da Polícia Militar, Lucas Rojas.

Os preparativos do evento tiveram o apoio da Coordenadora do IEC (programa que tem como objetivo, informar, educar e comunicar), Gisélia Maria dos Santos, coordenadora do Departamento de Vigilância à Saúde, Lídiva Yvette Barbosa e da dentista Larissa Leite Pacheco.

Prioridade

Atualmente o município de Coruripe vem trabalhando com recursos limitados e uma demanda populacional que cresce a cada dia. Através de programas, como o Saúde de Família (PSF), tem sido priorizado as ações preventivas da saúde pública, orientando a população a procurar corretamente o serviço público de saúde. Essas ações proporcionam um melhor atendimento à população, fortalecendo e ampliando qualitativamente o SUS, consolidando a prevenção, a promoção, a assistência e a reabilitação, com participação democrática da sociedade.

O sistema de saúde de Coruripe é administrado hoje diretamente pela Secretaria de Saúde do município, onde possui ao todo 15 equipes divididas entre 15 médicos, 15 enfermeiros e 104 agentes comunitários de saúde, além de Unidades com Pronto-Atendimento e Ambulatório, Unidade de Especialidades e Centros de Reabilitação.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos