Honduras decreta alerta vermelho diante de furacão

EFEImagem de satélite da NOAA mostra movimentação do furacão Felix na região caribenha

Imagem de satélite da NOAA mostra movimentação do furacão Felix na região caribenha

A Comissão Permanente de Emergências (Copeco) decretou hoje "alerta vermelho" em quatro departamentos de Honduras, diante da iminente chegada do furacão Félix.

O titular da Copeco, Hugo Arévalo, disse a jornalistas que os departamentos onde está em vigor o "alerta vermelho" são Gracias a Dios, Colón, Atlántida e Islas de la Bahía. Ele acrescentou que, de acordo com o deslocamento do furacão, o fenômeno deve atingir Honduras no início da terça-feira.

Os efeitos do furacão serão sentidos primeiro em Gracias a Dios, ao leste, limítrofe com a Nicarágua, acrescentou Arévalo. O fenômeno natural poderia causar cerca de 12 polegadas de chuva, segundo as autoridades da Copeco, que ordenaram a ativação de todos os comitês locais de emergência nas zonas que seriam atingidas pelo ciclone.

O ciclone se movimenta rapidamente como um "potencialmente" catastrófico furacão de categoria cinco na escala Saffir-Simpson em direção a Honduras, com ventos de 270 km/h, informou hoje o Centro Nacional de Furacões (NHC).

O ministro da Educação hondurenho, Marlon Brevé, indicou que hoje mesmo será decidida a suspensão das aulas em escolas e colégios públicos dos departamentos declarados em "alerta vermelho", para que seus edifícios possam servir de abrigo. Em Roatán, dezenas de passageiros começaram a sair no domingo por via aérea para outras cidades do país.

A Copeco tinha decretado por volta das 4h (7h de Brasília) o "alerta vermelho" somente para o departamento de Islas de la Bahía, mas, diante da velocidade de deslocamento de Felix – a 33 km/h -, a emergência se estendeu para outros três departamentos às 7h30. O furacão poderia causar fortes chuvas em 12 dos 18 departamentos de Honduras.

Os departamentos afetados ficam no leste, norte, centro e sul do país centro-americano. Uma vigilância de furacão significa que é possível que a zona seja atingida pelo ciclone nas próximas 36 horas, advertiu hoje o Centro Nacional de Furacões (NHC), em Miami.

Por volta das 9h de Brasília, Felix se movimentava em direção oeste a 33 km/h e estava 425 km ao sul de Kingston e 685 km ao leste do cabo de Gracias a Dios, na fronteira entre Honduras e Nicarágua.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos