Sangramento na gengiva é sinônimo de inflamação, diz especialista

Muita gente reclama de pequenos sangramentos na gengiva, quando escova os dentes ou usa o fio dental. Pode ser desde uma simples sujeira, a chamada placa bacteriana, como até mesmo a formação de tártaro, que só o dentista pode remover. Ou então, um problema relacionado a hormônios, mas é preciso sempre estar atento, pois apenas um profissional é capaz de fazer o diagnóstico correto.

O importante é saber que sangramento significa inflamação da gengiva. E tanto pode ser um problema de fácil solução como, conforme sua intensidade, pode até vir a afetar o osso, acarretando a perda do dente. O alerta é do cirurgião dentista Ângelo Lemos Duarte Filho, especialista em Periodontia.

Segundo ele, ainda é grande a desinformação da população sobre a saúde bucal, e muitos problemas acabam se agravando porque as pessoas não fazem da ida periódica ao dentista uma obrigação. Um estudioso e pesquisador das doenças da gengiva, Ângelo Duarte destaca que a boa higienização é o primeiro passo para evitar problemas futuros.

Ele ressalta ainda a facilidade e o barateamento dos custos com um tratamento dentário, com a utilização de modernos equipamentos e novas técnicas odontológicas. Procedimentos antes restritos às classes mais altas, hoje se tornaram acessíveis a grande parte da população, lembra o especialista.

A utilização do laser, por exemplo, tem dado resultados fantásticos em casos de herpes na boca, um dos locais mais comuns onde o vírus se manifesta; alguns casos de cirurgia e de lesões bucais, além de problemas como a hipersensibilidade dos dentes ao frio ou aos doces, muito comum em quem tem recessão gengival. Na verdade, a popularização do uso do laser vem, gradativamente, tornando seu preço de aplicação quase semelhante ao preço cobrado por uma simples limpeza dos dentes.

Fonte: Ana Paula Gomes

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos