Zona de confronto

Edinaldo Afonso Marques de Mélo

No serviço público, como seria rápido darmos as respostas que tanto a população reivindica, se mais servidores saíssem da zona do conforto e passassem a agregar valor àquilo que é produzido no dia-a-dia! É verdade que alguns já trabalham no limite de sua capacidade. Mas, mesmo estes, ainda podem dar mais dos seus talentos, se fizerem uma mudança nos paradigmas e nos métodos de trabalho.

Sempre é possível produzirmos um pouco mais. Sempre haverá a possibilidade de revermos aquilo que está sendo feito e, com uma nova metodologia de trabalho, fazermos ainda mais. Ganhará com isso a sociedade, que passará a ter mais serviços públicos sendo colocados à sua disposição, melhorando rapidamente a qualidade de vida.

Porém, para que seja agregado valor aos serviços executados por cada servidor é necessário mudança nos paradigmas. A partir daí, surgirão novas posturas e comportamentos.

Além disso, o trabalho coletivo, feito em equipe, também precisa ser revisto. Quando há sinergia positiva a produtividade aumenta muito.

Este é um fato que precisa ser encarado pelos dirigentes públicos. Em geral, os funcionários cumprem suas metas, mas nem sempre buscam a inovação ou assumem novas tarefas, que costumeiramente deixam de ser realizadas. A tendência, em geral, é permanecer na zona do conforto.

Na atual gestão do prefeito Cícero Almeida, uma das causas dos resultados alcançados e que garantem uma aprovação de 90% da sociedade, é o esforço adicional que tem sido colocado em prática pela equipe de trabalho. A cada dia mais servidores agregam valor ao que é feito. E um dos motivos é a certeza do pagamento em dia, sempre no mês trabalhado. Isto representa um fato característico da atual gestão.

Tudo que é possível ser feito dentro da responsabilidade que um gestor público precisa ter, vem sendo colocado em prática. Conquistas salariais, que há tempo não eram alcançadas, têm se tornado uma realidade para os servidores. Sempre existem aqueles que não estão satisfeitos. Enfim, é difícil agradar a todos.

Na SMCCU nunca despachamos tantos processos. Em média, dois mil processos administrativos tramitam mensalmente. São os mais diversos. Vão desde a aprovação prévia de um projeto até a permissão para realização de um show em espaço público ou privado. Também estamos batendo recordes na arrecadação. Sobretudo o Fundo de Desenvolvimento Urbano, que é arrecadado pela Superintendência bate recordes a cada mês.

Vários projetos estão em andamento. Continuamos com a Operação Varredura para identificar obras irregulares e impedir que a cidade cresça ilegalmente. Vários estabelecimentos comerciais estão sendo fiscalizados para que o Código de Posturas seja respeitado. E tudo esse incremento de produtividade é fruto de um esforço adicional, que se não é generalizado, atinge um contingente cada vez maior de servidores.

Pela complexidade de nossas ações, ainda falta muito para chegarmos a excelência. São muitos interesses e falta a compreensão dos procedimentos administrativos por parte de parcela da população. Tem muita gente que culpa a SMCCU sem saber o real motivo de um embargo ou cassação do funcionamento de um estabelecimento. A falta de conhecimento da legislação faz com que as pessoas, mesmo sendo as próprias culpadas, tendam a repassar a responsabilidade para a SMCCU, o que é uma grande injustiça.

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