IMA promove curso sobre avaliação de passivos ambientais

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) promove, a partir da próxima segunda-feira (10), o curso “Introdução à Avaliação de Passivos Ambientais”, destinado a órgãos públicos e entidades privadas, como usinas e indústrias em geral. São considerados passivos ambientais os danos causados ao meio ambiente, representando, assim, a obrigação, a responsabilidade social da empresa com aspectos ambientais.

No balanço patrimonial de uma empresa é incluído, através de cálculos estimativos, o passivo ambiental (danos ambientais gerados), e no ativo (bens e direitos), são incluídas as aplicações de recursos que objetivem a recuperação do ambiente, bem como investimentos em tecnologia de processos de contenção ou eliminação de poluição.

A identificação do passivo ambiental está sendo muito utilizada em avaliações para negociações de empresas e em privatizações, pois a responsabilidade e a obrigação da restauração ambiental podem recair sobre os novos proprietários. Ele funciona como um elemento de decisão no sentido de identificar, avaliar e quantificar posições, custos e gastos ambientais potenciais que precisam ser atendidos a curto, médio e longo prazo.

O curso será ministrado por Josimar Ribeiro de Almeida, que possui pós doutorado em Engenharia Ambiental, doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, é professor das universidades de São Paulo (USP) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As palestras acontecem no auditório do Hotel San Marino, próximo ao restaurante Família Giuliano.

Na segunda-feira, as palestras se estendem das 8h às 12h e das 14h às 18h, assim como na terça-feira (11). Na quarta-feira (12), dia do encerramento do curso, o horário será das 8h às 12h. As vagas são limitadas.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos