Semana do Trânsito: Detran promove palestras educativas

Palestras educativas em escolas da rede pública municipal e estadual e também em empresas serão a tônica das atividades do Detran/AL na Semana Nacional de Trânsito, que começa hoje, em todo o País e que, este ano, está voltada para os jovens.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), reforçando as diretrizes internacionais proclamadas para 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), elegeu como tema da Semana Nacional de Trânsito “O jovem e o trânsito”.

Os jovens são considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de mortes e em acidentes de trânsito, uma vez que circulam como pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores e, principalmente, como passageiros.

De acordo com especialistas, as condições emocionais específicas da adolescência, como a necessidade de auto-afirmação, competitividade, exibicionismo, onipotência, busca de intensas e prazerosas sensações, em conjunto com a bebida alcoólica, fazem do jovem um forte candidato ao grupo de risco de acidentados no trânsito.

Os "rachas" são um exemplo desse comportamento, onde as demonstrações de onipotência e exibicionismo são procuradas nas altas velocidades e manobras radicais. Já a bebida responde às necessidades emocionais e sociais de aceitação, valorização e de poder típicas da idade.

Além disso, muitos jovens interpretam a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como um "ritual de passagem" para a vida adulta e que lhe dará o direito de participar ativamente na sociedade. Diante disso, o Contran decidiu desenvolver campanhas educativas voltadas para a mobilização do jovem para que seja protagonista de ações preventivas de segurança e de cidadania no trânsito.

O diretor-geral do Detran, Élcio Lima, decidiu desenvolver, durante toda esta semana, uma ampla campanha educativa na mídia estadual, a fim de alertar aos jovens sobre a importância de dirigir e transitar com segurança.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos