Agentes penitenciários votam indicativo de greve

Os agentes penitenciários de Alagoas realizam na tarde de hoje, a partir das 14h, uma assembléia na Praça dos Martírios para votar o indicativo de greve da categoria. Os agentes negociam desde junho uma pauta de reivindicações que exige o aumento do piso da categoria de R$ 950 para R$ 1.330, pagamento de adicional de periculosidade tendo como referência o salário-base da categoria e o pagamento de adicional noturno, que hoje não é realizado.

Além das questões salariais, os agentes pedem, ainda, a desmilitarização do sistema penitenciário. Segundo Jarbas de Souza, presidente do sindicato, os agentes vêm enfrentando problemas com os diretores dos presídios, a maioria de formação militar, porque “eles (os militares) não entenderiam que os agentes são servidores públicos civis e que, portanto, estariam desobrigados a seguir o rígido regime disciplinar dos militares.

Segundo Souza, as negociações vêm ocorrendo desde junho deste ano, quando os agentes discutiram com a Secretaria de Gestão Pública, Gabinete Civil e com a Comissão de Negociação do Governo, que na tarde de hoje deverá receber os agentes em audiência, a partir das 15h.

Os agentes penitenciários, 535 em atividade e 270 na academia, ainda reividincam melhores condições para desenvolver suas funções. Neste momento, uma comissão de agentes se encontra na Praça do Sinumbu, onde engrossam a manifestação organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), que percorrerá todas as ruas da cidade.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos