Governo garante adicional de periculosidade de agentes penitenciários

O Governo de Alagoas garantiu, em reunião nesta tarde, o pagamento do adicional de periculosidade dos agentes penitenciários do Estado de Alagoas. A negociação desta sexta-feira (21) aconteceu no Palácio República dos Palmares com representantes da Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Ingesp), Gabinete Civil e Comissão de Negociação do Governo.

Com a medida, o Sindicato dos Agentes prometeu suspender a mobilização agendada para este domingo (23) no Sistema Penitenciário de Alagoas, onde paralisariam as atividades nas unidades prisionais e poderiam comprometer o dia de visita dos reeducandos.

As negociações com os agentes tiveram início na manhã de hoje (21) quando o intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, e o diretor Administrativo-financeiro da Intendência, tenente-coronel Erivaldo Albino, apresentaram o Planejamento de 2007 para Sistema Penitenciário.

“Mostramos os projetos que estão em andamento para melhoria do Sistema Penitenciário e que entre eles está o exercício de cargos de confiança por agentes concursados, aquisição de armamentos e investimentos estruturais. A tendência é que no prazo de 15 dias, alguns agentes concursados venham a exercer função de fiscal, chefe de guarda e gerente de disciplina nas unidades prisionais. Já para o cargo de gerente-geral de unidade prisional, estamos com um programa de capacitação para que eles também estejam aptos a exercer a função”, explicou Bugarin.

A categoria se mostrou sensível à causa penitenciária e disposta a contribuir para as melhorias do Sistema. Os representantes do sindicato se propuseram, caso garantida condições estruturais e de segurança, a voltar a ocupar as guaritas e muralhas do Sistema Penitenciário, terminando o impasse sobre as atribuições.

Já na tarde desta sexta-feira (21), os representantes dos agentes voltaram a se reunir com os representantes da Ingesp, Gabinete Civil e Comissão de Negociação do Governo. Desta vez a pauta foi à negociação salarial dos agentes.

Na reunião, o Governo do Estado garantiu o pagamento do adicional de periculosidade com valor calculado em cima do piso salarial dos agentes. Anteriormente, o adicional da categoria era calculado com base no salário mínimo.

“Com o avanço das negociações, não há motivo para a categoria manter a manifestação programada para este domingo (23). Estaremos reunidos em assembléia amanhã (22) pela manhã para repassar à categoria o que foi discutido com o Governo”, explicou o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciário, Jarbas de Souza.

Na próxima semana, os representantes dos agentes voltam a se reunir com o Governo para discutir outros pontos de reivindicações, como aumento salarial e cronograma de execução dos projetos de melhorias do Sistema Penitenciário.

“Na semana que vem voltaremos a nos reunir com os agentes para definir prazo para que os pontos acordados sejam colocados em prática. Mostramos que há projetos de investimentos e alguns deles ainda não foram aplicados porque esbarram em trâmites burocráticos, mas é de nosso interesse melhorar as condições de trabalho dos profissionais que trabalham no Sistema Penitenciário do Estado”, destacou Bugarin.

Fonte: Assessoria de Comunicação Ingesp

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos