Pesquisadores da UFAL promovem Semana de Biologia

O Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Ufal , em parceria com a Usina Ciência e a Sociedade Nordestina de Zoologia, promove a partir desta segunda-feira 24, até o dia 27 de setembro, a XXII Semana de Biologia, abordando aquecimento global e tecnologia.

Coordenado pela professora Tereza Cristina Calado, o evento traz palestras, debates, oficinas e mini-cursos, destinados a estudantes, pesquisadores e profissionais da área. Serão debatidos temas como conservação da Mata Atlântica e as conseqüências do aquecimento Global; atividade marinha; estratégias biotecnólogicas e os novos fármacos; energia, impactos ambientais e as mudanças climáticas; Fotografia cientifica; Doenças humanas na era pós-genômica, etc.

Proferem palestras professores e pesquisadores da Ufal, Cesmac, Universidade Federal Fluminense, Universidade Estadual Norte Fluminense e Universidade Federal de Pernambuco, contando também com a participação do Professor Dr. Bastiaan Knorppers, pesquisador do convênio “Brasil Alemanha” viabilizado pelo CNPQ, que estabelece parceria binacional pelo intercâmbio de conhecimento na área de ciências do mar.

Dentro deste convênio, existente desde 1976, pesquisadores dos dois países desenvolvem estudos com o intuito de analisar o impacto dos poluentes resultantes da monocultura da cana- de- açúcar depositados nos rios, águas e sedimentos do complexo lagunar Mundaú – Manguaba e do estuário do rio Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, dentro do Projeto Polcamar, desenvolvido a partir de 2006.

“Esta parceria permite a troca de informações e workshops conjuntos. Os trabalhos de campo acontecem no Brasil, e as análises laboratoriais são feitas no Brasil e na Alemanha, havendo divisão de atividades”, revela o professor Bastiaan, que profere a palestra de abertura da Semana de Biologia. “As capacidades dos pesquisadores se integram, se complementam”, afirma. Interagem com os alemães pesquisadores brasileiros da Ufal, Puc, Uerj, UENF, UFRJ e UFF.

O professor permanece em Maceió por algumas semanas orientando grupos do Laboratório de Ciências do Mar em pesquisas no Complexo Lagunar mundaú-Manguaba.

Trazendo o tema “Respostas biogeoquímicas e ecológicas dos oceanos às mudanças globais”, a palestra de abertura do evento aborda o papel dos oceanos na absorção do dióxido de carbono, liberado pelas atividades humanas, e como esta absorção tem sido afetada pelo CO2 em excesso.

“Os oceanos tem papel fundamental no processo de incorporação do dióxido de carbono através da fotossíntese das algas microscópicas e da sedimentação de matéria orgânica. A composição dos organismos está mudando com o aumento do dióxido, e assim muda também a atividade de incorporação, como resposta às mudanças globais”, explica Bastiaan Knoppers, enfatizando que, com o excesso de atividades antrópicas e o aquecimento global, os oceanos tornam-se menos eficientes em sua atividade.

A semana de Biologia começa nesta segunda-feira, às 19 horas, no auditório do ICBS. Para participar, é preciso inscrever-se com os estudantes do 4º ano de Biologia ou na coordenação do curso. As inscrições custam R$ 20,00, e os mini-cursos R$10,00. Os participantes recebem certificado de 20 horas emitidos pela PROEX.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos