SE: município do sertão realiza a Festa do Jegue

Cícero Mendes/TerraO jegue com o tema Sagrada Família desfila durante a festa

O jegue com o tema Sagrada Família desfila durante a festa

Centenas de moradores e visitantes se reuniram no município de Itabi, localizado no sertão de Sergipe, para participar da Festa do Jegue, uma tradição que começou em 1979. As pessoas se reuníram na rua do Comércio para venerar o animal que ainda é considerado sagrado pelos sertanejos, utilizado principalmente como meio de transporte e de trabalho.

No primeiro momento da festa, é eleito o jegue mais fantasiado. Onze animais desfilaram com os mais variados temas. "A seleção leva em conta a fantasia, o tema e a música. Todos devem estar em harmonia", explicou a coordenadora do concurso, Valdiolanda Meneses Conceição Sá.

Os temas deste ano foram: "Amamentação", "Os dois símbolos de Itabi", "A alegria do sertão", "Ecologia, de Itabi para o mundo", "Os agricultores", "A Sagrada Família", "Os vaqueiros de pega-boi no sertão", "O sofrimento do sertanejo", "Criança esperança", "Homenagem aos deficientes" e "Vaqueiros, herói do sertão".

Cada idealizador do jegue enfeitado justificava o tema escolhido. Para a estudante Mariana Santos Gomes, responsável pelo tema "Sagrada Família", o jegue tem uma grande importância histórica porque foi através dele que Maria, José e menino Jesus fugiram de Belém para o Egito para não serem mortos pelos soldados de Herodes. "Foi montando num burro que o menino Deus foi salvo. Por isso que o sertanejo considera o jegue um animal sagrado", disse.

Outra tradição da festa é a corrida do jegue. Esse ano, o número de inscritos bateu recorde. Foram 130 animais de vários municípios de Sergipe e de outros Estados, como Alagoas, Pernambuco e até da Paraíba. O percurso, de aproximadamente 200 m, é acompanhado com entusiasmo pela torcida. O primeiro lugar na corrida recebeu uma moto 0 km como prêmio.

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos