Atentado a microônibus mata 12 na Turquia

Doze pessoas morreram no sábado (29) após um microônibus de passageiros ser atacado na província turca de Sirnak (sudeste do país), informaram as principais cadeias de televisão da Turquia.

O microônibus foi emboscado por volta das 17h por um grupo armado que abriu fogo no município de Beytussebap e causou a morte de 12 ocupantes, além de ter deixado três pessoas feridas, que foram hospitalizadas e estão fora de perigo. A maioria dos ocupantes era membro da mesma família. Entre os mortos estão três crianças e o prefeito da localidade de Besagaç.

Várias das 12 pessoas mortas pertenciam ao corpo da Guarda Rural, um grupo paramilitar formado por curdos e usado pelo Estado turco para lutar contra o grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Embora por enquanto ninguém tenha reivindicado o atentado, segundo as informações da rede CNN Turquia a autoria aponta para os separatistas curdos do PKK. Sua ação terrorista seria uma resposta ao pacto assinado na sexta-feira entre o governo turco e o governo iraquiano, que permitirá a extradição de militantes do PKK à Turquia.

Sirnak, província fronteiriça com o Iraque, é um território freqüentemente castigado por atentados do PKK, que o governo turco acusa de ter se infiltrado em território turco vindo de seus refúgios nas montanhas do norte do Iraque, para cometer atentados.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos