Hemoal realiza Semana do Doador de Medula Óssea

No próximo sábado, dia 6, é comemorado o dia Nacional do Doador de Medula Óssea, responsável pela cura dos pacientes vítimas de doenças hematológicas, a exemplo da Leucemia. E para incentivar os alagoanos a se tornarem doadores, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), realiza até sexta-feira, uma vasta programação para marcar a Semana Nacional do Doador de Medula Óssea.

Hoje, a equipe multidisciplinar do Hemoal realiza trabalho de sensibilização com os funcionários do órgão, visando conscientizá-los sobre a importância da doação de medula óssea, além de torná-los agentes multiplicadores. Amanhã acontecem, simultaneamente, palestra informativa e captação de doadores de medula óssea na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Já na quinta-feira a equipe multidisciplinar do Hemoal estará proferindo duas palestras na Escola Superior de Administração e Marketing (Esamc). Além dos alunos da instituição as palestras ministradas aos professores e colaboradores da faculdade, que passarão a compreender a importância da doação de medula óssea para tornarem-se doadores e agentes multiplicadores.

Na sexta-feira, encerrando a programação da Semana de Doação Nacional de Medula Óssea, será realizado das 8 horas às 17 horas captação de doadores no Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche. Além da captação de doadores, uma equipe do Hemoal estará de plantão para orientar e minimizar as dúvidas da população, visando aumentar o número de cadastrados no Estado, que mesmo ultrapassando 2.700 inscritos ainda é considerado pequeno.

Cadastro – E para se candidatar à doação de medula óssea é exigido, apenas, que a saúde do futuro doador esteja em perfeito estado e ele tenha, no mínimo, 18 anos de idade. Em seguida, é feito um exame para saber a compatibilidade e, após o resultado obtido, os dados são remetidos para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), no Rio de Janeiro.

Caso se encontre um doador compatível com o paciente que necessite do transplante ele é convocado, e por meio de um pequeno procedimento cirúrgico nos ossos da bacia – realizado em aproximadamente 90 minutos – é aspirada à Medula Óssea, sem causar comprometimento à saúde do doador. A partir de então, é realizado o transplante para o paciente que já passou por um tratamento quimioterápico, para que a medula recebida não seja contaminada com a afetada pela doença.

Os interessados em se cadastrarem como doadores de medula óssea podem comparecer ao Ginásio do Sesi, na sexta-feira, dia 5, ou à sede do Hemoal, localizada em prédio anexo à Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, no bairro do Trapiche. Caso haja a necessidade de obter informações preliminares os futuros doadores podem contatar o Serviço Social do órgão por meio do telefone 3315 2109 ou do e-mail: hemoal@saude.al.gov.br.

Fonte: Josenildo Törres

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos