Conselho de Cultura será instalado hoje em solenidade no Palácio

O governador Teotônio Vilela e o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas participam hoje, às 15 horas, no Salão de Despachos do Palácio Floriano Peixoto da sessão solene de instalação do Conselho Estadual de Cultura, que foi reformulado através do decreto nº 3.711. Na solenidade serão empossados os novos conselheiros, representantes de órgãos governamentais e não governamentais. O conselho é constituído por 19 integrantes e presidido pelo secretário da Cultura.

A nova constituição do Conselho Estadual de Cultura é formada pelos conselheiros natos que são os secretários de Estado da Cultura, Planejamento, Turismo, Educação, Comunicação, o superintende do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), presidentes da Academia de Letras, Instituto Histórico e Geográfico, Associação dos Municípios de Alagoas, reitor da Universidade Federal de Alagoas e arcebispo de Maceió.

Os conselheiros temporários serão representantes das instituições privadas de ensinos Superior e Médio, da rede alagoana de Pontos de Cultura, de Bancos oficiais, Sesc, Sesi, Sebrae e Associação dos Folguedos de Alagoas (Asfopal), todos em caráter de rodízio.

Um das funções do Conselho será emitir parecer sobre atividades da pasta, como o processo de tombamento dos bens no Patrimônio Artístico e Natural do Estado. Segundo o secretário Osvaldo Viégas uma das prioridades na pauta do Conselho é homologar é sobre a decisão da Comissão Especial que já escolheu três detentores do Saber e Fazer para integrar o projeto Registro Vivo de Alagoas.

Atualmente 12 mestres são beneficiados no Registro Vivo de Alagoas que recebem a bolsa no valor de R$ 500,00 e com aprovação do Conselho de Cultura mais três pessoas que detêm e saber e o fazer vão incorporados.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos