Agora: Curso de combate à lavagem de dinheiro acontece na Esmal

Caio LoureiroSolenidade de abertura do Curso de Combate à Corrupção

Solenidade de abertura do Curso de Combate à Corrupção

A Esmal – Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas, em parceria com o Ministério Público Estadual está realizando na manhã de hoje (04) o Curso de Capacitação e Treinamento para a Prevenção e Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. Mais de 100 pessoas estão participando do evento, que acontece no auditório Almachio de Oliveira Costa, no Farol.
A solenidade de abertura foi presidida pelo diretor-geral da Esmal, des. José Carlos Malta Marques, que também estava representando a presidência do TJ/AL. Compuseram a mesa, ainda, o procurador-geral de Justiça substituto, Dilmar Lopes Camerino, a vice-presidente da AMPAL, Neide Camelo, o diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Funcional (Cefaf) do MP/AL, promotor Humberto Pimentel, a representante do Ministério da Justiça, Michele Cerqueira e o juiz Alcides Gusmão, representando a Almagis.
Segundo o desembargador José Carlos Malta Marques, é um prazer para a Esmal participar desta iniciativa do MP/AL, e o intuito do Poder Judiciário é que essa seja apenas a primeira de muitas parcerias desta importância.
“Este é o início de uma junção de forças que deve dar bons frutos para a comunidade em geral, mas principalmente, para o Poder Judiciário e seus componentes”, explicou.
Para Malta Marques, há uma chama pulsante nos operadores do Direito no que diz respeito ao combate à corrupção, e este curso é um diferencial na melhoria e aprimoramento dos promotores, magistrados e servidores do judiciário alagoano.
“Estamos dando um passo à frente da bandidagem. Em Alagoas, são poucos os casos de lavagem de dinheiro que se tem ciência, mas estamos nos municiando de conhecimentos e ferramentas adequadas para quando venha a acontecer. A Esmal e o Ministério Público estão juntos nessa trincheira”, afirma.
A palestra inaugural do curso ficou por conta do Promotor de Justiça de São Paulo, Sílvio Marques, que falou sobre “Improbidade administrativa e lavagem de dinheiro – conceitos, diferenciação, conseqüências legais, instrumentos internacionais, exemplos”.
Para o procurador-geral de justiça substituto, Dilmar Lopes Camerino, os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro são cometidos por pessoas qualificadas e inteligentes, por isso é preciso haver uma qualificação profissional para que haja um combate efetivo destes delitos.
“Precisamos unir os esforços entre o Ministério Público, o Poder Judiciário e as polícias, para que tenhamos os investimentos e o apoio necessários para a efetivação do combate à estes tipos de crime, que são cometidos por verdadeiras organizações”, disse Camerino.
O curso prosseguirá até amanhã (05), com palestras do auditor da Controladoria Geral da União, Carlos Higino Alencar, do coordenador geral de análise do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Joaquim da Cunha Neto, do secretário de prevenção da corrupção e informações estratégicas da CGU, Marcelo Stopanovski, do delegado da Polícia Federal, Carlos Eduardo Pellegrini, do coordenador de recuperação de ativos, Pedro Gomes Pereira e de Mário Vinícius Clausen.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos