Bancários fazem ‘macumba’ e mantêm greve na Caixa

A "macumba" feita na porta da filial ajudou a descontrair os grevistas
A "macumba" feita na porta da filial ajudou a descontrair os grevistas

Reunidos na tarde de hoje no Sindicato dos Bancários, os empregados da Caixa Econômica Federal decidiram manter a greve por tempo indeterminado iniciada na última quarta-feira. A posição foi tomada mesmo depois que a direção da empresa ameaçou entrar com dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A orientação do comando nacional dos bancários é para que os trabalhadores resistam ao que classifica de “chantagem” da diretoria do banco. Na quinta-feira à noite, a Caixa reapresentou sua proposta de acordo salarial para os funcionários com pouquíssimos avanços, e disse que iria recorrer à Justiça contra a greve, caso os grevistas não aceitassem.

A greve em Alagoas, que continua na segunda-feira, manteve o mesmo quadro na sexta-feira, com todas as agências paralisadas. O Sindicato dos Bancários e os funcionários reforçaram as comissões de convencimento em algumas unidades da capital e do interior, para se contrapor a gerentes que tentam reabrir as unidades.

Macumba

Diante de mais uma proposta salarial insuficiente e da ameaça feita pela Caixa de recorrer ao TST, os bancários de Alagoas fizeram na sexta pela manhã um “despacho” de macumba na porta da Filial, onde funciona a superintedência e outros departamentos da empresa. Segundo o Sindicato, o ato simbólico, lembrando uma das práticas do candomblé, “foi um apelo aos orixás, no sentido de quebrar o autoritarismo e a má vontade da diretoria em atender as reivindicações do funcionalismo.”

A macumba teve de tudo, desde pipoca e arruda, até galinha e cachaça. A iniciativa ajudou a descontrair os grevistas e a levantar ainda mais o ânimo da paralisação na Filial. O Sindicato dos Bancários prepara outras manifestações parecidas para a próxima semana.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos