OAB leva promessa de mais segurança ao bairro do Jacintinho

Priscylla Régia/Alagoas24HorasO líder comunitário destacou que está confiante na melhoria da segurança no bairro

O líder comunitário destacou que está confiante na melhoria da segurança no bairro

Levar um policiamento mais ostensivo para o bairro do Jacintinho, especialmente em torno da escola municipal Eulina Alencar, foi a garantia que os integrantes do projeto “Direitos humanos nas comunidades” deram para os alunos, professores e servidores da escola na tarde de hoje, quando o projeto retornou ao bairro para apresentar respostas às reivindicações feitas pela comunidade.

Integrantes do projeto “Direitos Humanos nas Comunidades”, desenvolvido pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Ordem dos Advogados do Brasil – AL (OAB) estiveram no bairro pela primeira vez no último dia 27. Na ocasião, a equipe da CDH, composta por quatro advogados, ouviu da população denúncias referentes a tentativas de abuso que estariam sendo cometidas contra as crianças que estudam na escola, arrombamentos, roubos e assassinatos.

Todos os casos relatados pelos moradores foram registrados e encaminhados ao comandante do Policiamento da Capital para averiguação. As denúncias de agressão contra mulheres e abuso contra crianças foram encaminhadas também ao Conselho Tutelar e as comissões da OAB responsáveis por cada caso.

“Além do policiamento ostensivo na região, queremos garantir a presença contínua da Rádio Patrulha, que inclusive já conseguiu retirar uma boca de fumo das proximidades da escola. A comunidade também irá cobrar da Secretaria Municipal de Educação a presença da guarda municipal na escola”, disse o presidente da CDH, Gilberto Irineu, que foi ao encontro acompanhado de representantes do CPC – Comando de Policiamento da Capital, Rádio Patrulha e Batalhão de Policiamento Escolar.

Hélio Ferreira, prefeito comunitário da 5ª Região, participou do encontro e denunciou mais uma vez que, embora o Jacintinho tenha cerca de 70 mil moradores, não há sequer uma viatura para atender o bairro. “Todos os dias, até em portas de colégios, temos assaltos. A população está à mercê dos bandidos”, desabafa.

Hélio ressaltou que, apesar de toda a insegurança, o bairro já comemora algumas vitórias, como a presença de uma dupla de policiais no colégio Eulina Alencar e a promessa de rondas mais freqüentes nas escolas e na comunidade.

“O tenente coronel Vilela, do 1º Batalhão, disse que colocaria mais uma viatura para ficar na comunidade, pois a única que temos hoje está quebrada. Ele também disse que colocará mais policiais para o trabalho de ronda. Estamos confiantes que a segurança vai melhorar, mas vamos esperar para ver”.

“Nós já temos um bom trabalho da PM escolar e da Rádio Patrulha. A OAB também está nos ajudando muito. O bairro é muito violento, mas sabemos que a presença dos policiais na escola pelo menos vai intimidar os marginais”, completou a diretora da Eulina Alencar, Marilúcia Almeida.

O encontro de hoje aconteceu na escola municipal Eulina Alencar – onde estudam mais de mil alunos da 1ª a 8ª série e Educação de Jovens e Adultos – e reuniu vários líderes comunitários e a população em geral.

Projeto

O bairro do Jacintinho foi o segundo bairro a ser beneficiado com a ação da comissão da OAB/AL. A primeira comunidade foi a da Vila Brejal, onde mais de cem pessoas entre crianças, jovens e adultos receberam orientações sobre direitos civis, políticos, sociais e de grupos específicos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos