Frei Galvão ganha dia oficial em sua homenagem

Agora é oficial. O dia 11 de maio é o Dia Nacional do Frei Galvão. A resolução foi publicada na edição desta sexta-feira (26) do Diário Oficial da União (DOU). Com isso, a data constará oficialmente do calendário histórico-cultural brasileiro.

"A data não será feriado nacional, mas marcará as comemorações em homenagem ao primeiro santo brasileiro", ressalta o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), autor do projeto que homenageia o primeiro santo nascido e criado no Brasil. Frei Galvão foi canonizado pelo papa Bento XVI no dia 11 de maio deste ano, em missa no Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo.

Histórico

Frei Galvão nasceu em Guaratinguetá em 1739 e iniciou sua vida religiosa aos 13 anos, quando foi estudar no seminário dos Padres Jesuítas na Bahia, entre 1752 a 1756.

Em 1774, juntamente com Madre Helena Maria do Espírito, dedicou 48 anos à construção do Recolhimento de Nossa Senhora da Luz, hoje conhecido como Mosteiro da Luz, em São Paulo, onde morreu em 23 de dezembro de 1822.

Do seu processo de beatificação, constam 27.800 graças documentadas, além de outras consideradas milagre. O primeiro milagre de Frei Galvão foi reconhecido oficialmente em 16 de dezembro de 2006.

Frei Galvão era procurado para auxiliar na cura de doenças. Em uma ocasião, alegando estar inspirado por Deus, escreveu em um papel uma frase em latim, que poderia ser traduzida assim: "Depois do parto, Ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercede por nós!".

Enrolou o papel em forma de pílula e deu a um jovem que estava quase morrendo devido a fortes cólicas renais. Imediatamente cessaram as dores e ele expeliu um grande cálculo. Desta forma, surgiram as conhecida pílulas de Frei Galvão, cuja distribuição aumentou significativamente depois de sua canonização, segundo devotos.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos