ONG realiza cine-fórum no mês da consciência negra

O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, organização não-governamental ligada ao movimento negro de Alagoas, iniciará suas atividades alusivas ao mês da consciência negra com a realização de um cine-fórum no dia 09 de novembro (sexta-feira) às 14hs no auditório de Construção Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) em Maceió.

O dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, data de grande importância para o movimento negro, homenageia e imortaliza a liderança de Zumbi (o único herói negro nacional) e a resistência dos guerreiros quilombolas. Momento estratégico para refletir sobre a conjuntura sócio-política do povo afro-brasileiro, debate sobre o racismo, dar visibilidade à luta negra na grande mídia e exaltar as manifestações culturais.

No mês da consciência negra, a ONG Anajô realizará cinco cine-fóruns com público heterogêneo, dentre: estudantes da rede pública de ensino de Maceió nos âmbitos municipal, estadual e federal; além de professores de União dos Palmares. Tem como objetivo a exibição de documentários seguidos de debates e projeção de slides com fotos do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, construído no platô da Serra da Barriga.

A primeira edição do cine-fórum acontecerá com os alunos do ensino médio do CEFET, o Anajô conta com o apoio da instituição de ensino e do Grêmio Estudantil Edson Luiz – Gestão Pensa. Na ocasião será exibido o documentário "De volta pra casa" produzido em 2005, com 28min de duração capta o olhar do jovem negro sobre as manifestações culturais de origem africana, com enfoque sobre a auto-estima, cidadania e a mídia. Dirigido por Adriana Santos e Jorge Moreno foi um dos vencedores do I Concurso Nacional de vídeos sobre história e cultura afro-brasileiras.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos