Movimento negro realiza festa de Iansã

Núcleo de Cultura Afro-Brasileira Iyá Ogun-té realizará às 20hs a festa em homenagem a Iansã, considerada a deusa dos ventos. A atividade religiosa integra a Celebração do 20 de Novembro em Alagoas e acontece na Casa de Iemanjá localizada na Rua Dona Alzira Aguiar, no bairro da Ponta da Terra em Maceió.

Durante todo o ano os orixás que representam as forças da natureza são homenageados e recebem suas oferendas, porém a cada mês um deles é exaltado em festas que pregam o intercâmbio cultural e o respeito inter-religioso. A festa de Iansã realizada no mês de novembro chega a reunir em média 350 participantes, ligados ou não a religião. Nesta cerimônia, os visitantes poderão prestigiar a dança em círculo e o canto aos orixás, além da oferta da sua comida favorita, o àkàrà (acarajé), ekuru e abará solicitando auxílio nas mais diversas questões.

Segundo Amaurício de Jesus, Diretor Cultural do Ponto de Cultura Quilombo dos Orixás, os encontros agrupam o religioso e o profano, além de fortalecer a quebra dos preconceitos. “A importância dessa festa específica é esse contato direto com população e a religiosidade. A festa é um culto de homenagem aos elementos da natureza e suas energias que são os orixás”, disse. Para o encerramento da atividade será servido o ajeum – momento de confraternização e degustação de comidas afro-brasileiras.

A Semana da Consciência Negra é uma promoção do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural Palmares, em parceria com o Instituto Magna Mater, Governo de Alagoas, Prefeitura de União dos Palmares, Fórum de Entidades Negras de Alagoas (FENAL), Associação dos Grupos Culturais e Entidades Negras de União dos Palmares (AGRUCENUP), ONG Anajô, Sebrae e o Banco Nordeste. A Petrobras é a patrocinadora dos eventos.

Iansã

Iansã uma das mais populares figuras entre os mitos do Candomblé no Brasil, em Portugal e na África, onde é predominantemente cultuada sob o nome de Oyá. É um orixá guerreiro e imponente, em sua dança faz menção aos movimentos rápidos e repentinos dos ventos; é a deusa responsável pela recepção e a condução dos espíritos dos antepassados (eguns) para levá-los a orum (céu).

Em seus cânticos, geralmente, demonstram autoridade, poder de decisão, é comum fazer referências a Xangô (seu esposo), devido ser fiel propagadora das idéias de justiça do Orixá Xangô. Nos terreiros, os médiuns incorporados, executam uma dança expansiva, ficam com atitudes elegantes, gestos ativos, ocupando amplo espaço, girando, tornando-se o centro das atenções. O dia consagrado a Iansã é a quarta-feira, sua cor é o vermelho, marrom escuro ou rosa; os elementos são os ventos e o fogo; tem domínio das tempestades, ventanias, raios e a morte.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos