Ações contra dengue mobilizam a cidade

Atividades mobilizadoras em vários pontos da cidade vão marcar, durante toda esta semana, a intensificação do trabalho de combate à dengue no município.

Programadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Departamento de Defesa à Saúde e do Programa Municipal de Controle da Dengue, as ações têm como objetivo reforçar a conscientização da população, no sentido de adotar todas as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e reduzir o risco da doença em Maceió.

A primeira atividade a ser desenvolvida será o mutirão de limpeza, realizado nas grotas do Cigano, do Rafael e do Ari, e nas Piabas, desta quarta-feira (21) até sábado, com abordagem educativa, distribuição de sacos de lixo e coleta. A ação – que acontece das 7h30 às 13h30 – mobilizará 150 agentes de saúde, 15 supervisores, 11 educadores ambientais da Slum e funcionários das empresas Limpel e Viva Ambiental, com a meta de atingir 16 mil imóveis.

Também nesta quarta-feira, o Programa de Controle da Dengue realiza, das 8h às 12h, em parceria com a Coordenação de Educação em Saúde da SMS, com o Hiper Bompreço da Gruta e com a Associação de Moradores do Canaã, uma exposição sobre o tema, que terá ainda outras atividades como a verificação de pressão. A ação acontece na Escola Maria Felisdório, ao lado da igreja do bairro.

A programação da semana de combate à dengue terá ainda, na quinta (22), mais uma capacitação de atendimento de casos da doença para enfermeiros do PSF. Na sexta-feira, das 9h às 14h, será a vez de uma mobilização com abordagem educativa e distribuição de lixeiras automotivas (confeccionadas em TNT) nos estacionamentos do Shopping Iguatemi, dos Hipermercados Bompreço (Gruta, Mangabeiras, Jatiúca e Buarque de Macedo), Extra (Gruta e Mangabeiras), G Barbosa (Cruz das Almas, Stella Maris e Serraria) e Makro.

O ponto alto dos trabalhos da semana, no entanto, acontece no sábado (24), marcado como Dia D da dengue, quando a Secretaria Municipal de Saúde e órgãos parceiros estarão mobilizando, a partir das 8h, na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes I, cerca de 500 moradores do bairro numa gincana sócio-cultural, que terá também oficinas de arte, estande informativo sobre dengue e apresentações teatrais.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos