Procissão homenageia Santa Luzia

Amanhã, 13 de dezembro, Santa Luzia do Norte, distante de Maceió cerca de 26km, comemora o dia de sua padroeira que também dá nome ao município. A festa é uma das mais tradicionais de Alagoas, e a cada ano que passa registra o aumento do número de fiéis que vêm homenagear Santa Luzia, venerada como protetora da visão.

Depois do novenário (hoje, dia 12, é a última noite), meditando sobre o tema Com Santa Luzia somos missionários e discípulos de Jesus Cristo – escolhido devido aos assuntos abordados durante a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe realizada em São Paulo, no mês de maio deste ano – a comunidade irá festejar o grande dia. “A festa de Santa Luzia acontece num momento muito especial. Durante o novenário comemoramos o dia da Imaculada Conceição e celebramos o tempo do Advento, quando esperamos o Natal do Senhor. Foram nove dias de meditação e de preces a Santa Luzia para que ela nos ajude na nossa missão de anunciar o evangelho a toda criatura”, enfatiza padre João Carnaúba, pároco da cidade.

As homenagens a Santa Luzia começam às 9h30, com a celebração da missa solene presidida pelo arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes. No período da tarde, às 17h, será realizada uma grande procissão com a imagem da santa pelas ruas da cidade. Esta, que já é pequena, fica ainda menor com a multidão de fiéis que se faz presente seja para pedir a cura para algum problema da visão ou agradecer a graça alcançada.

SANTA LUZIA

Santa Luzia, cujo nome deriva do latim e significa aquela que leva a luz, é invocada como a protetora dos olhos.

Conta-se que pertencia a uma rica família italiana que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe a queria casada com um jovem de distinta família, porém pagão. Ao pedir um tempo para o discernimento e tendo a mãe gravemente enferma, Santa Luzia inspiradamente propôs a sua mãe que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, e que a cura da grave doença seria a confirmação do não para o casamento.

Milagrosamente foi o que ocorreu logo com a chegada das romeiras, e assim Santa Luzia voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e aos sofrimentos pelos quais passaria.

Vendeu todo o seu patrimônio e doou aos pobres. O noivo rejeitado vingou-se, entregando Luzia como cristã ao procônsul. Este ameaçou Luzia de colocá-la no prostíbulo e sua resposta foi: "O corpo se contamina se a alma consente". Assim sendo, dezenas de soldados tentaram carregá-la, mas o corpo de Luzia pesava muito, nada conseguindo. Contam que enquanto estava presa, arrancaram-lhe os olhos, mas no dia seguinte estavam novamente perfeitos. Por este milagre é que ela é venerada como protetora dos olhos.

Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício ao deuses e nem quebrar o seu santo voto, foi decapitada em 303, para assim testemunhar com a vida – ou morte – o que disse: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade".

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos