Canuto defende construção de usina nuclear

O deputado federal Carlos Alberto Canuto (PMDB-AL), integrante do Grupo do Urânio da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, visitou junto com outros parlamentares a sede da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis/RJ, a convite do presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro. Durante a visita o deputado pôde ver as condições em que se encontra a construção da Usina Nuclear Angra III, onde os equipamentos foram comprados há 20 anos, mas permanecem como se tivessem sido comprado hoje. Para manter os maquinários perfeitos para a instalação da Angra III, são gastos 20 milhões de dólares anualmente pela eletronuclear.

O Grupo do Urânio estuda a política do urânio no Brasil e entende que o monopólio deve ser quebrado para flexibilizar a extração, as análises estão sendo feitas desde a prospecção do minério até o elemento combustível. O objetivo da instalação da Usina Angra III, primeira usina nuclear, é criar infra-estrutura para utilizar esse recurso no Brasil para os brasileiros, uma vez que as reservas de urânio são muito grandes. O Brasil passa por uma crise de energia elétrica por conta do próprio crescimento, e conseqüentemente o país vai precisar de alternativas energéticas.

O deputado Carlos Alberto Canuto avalia que enquanto a energia nuclear não esta sendo desenvolvida, o Brasil esta sujeito a atrapalhar o andamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por causa da questão energética. Segundo Ciro Pedrosa (PV-MG), coordenador do Grupo, a energia nuclear é uma das opções de energia limpa e deve ser utilizada para fazer frente ao aquecimento global. "Precisamos quebrar esse tabu sobre o uso da energia nuclear", disse Pedrosa.

Canuto afirma que a partir de janeiro próximo, os deputados da Comissão de Minas e Energia começam a se aprofundar no assunto para que o tema seja levado ao Congresso. "O projeto precisa deixar de existir apenas no papel, precisamos dar sustentabilidade ao potencial energético já existente", enfatiza Canuto. Segundo o deputado, existe a previsão para a criação de mais oito usinas nucleares, inclusive para o Nordeste, mas para isso é necessário empenho na criação da Angra III. "A eletronuclear pode contar com meu apoio, pois nós (deputados federais) vamos divulgar não só em Brasília, como em Alagoas, o excelente trabalho que esta sendo feito aqui em Angra dos Reis”, concluiu.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos