CPT desobstrui F. Lima após STF liberar obras do São Francisco

Alagoas24horasTrabalhadores rurais protestam contra as obras do Rio São Francisco

Trabalhadores rurais protestam contra as obras do Rio São Francisco

Os trabalhadores rurais ligados à Comissão Pastoral da Terra bloquearam por aproximadamente uma hora a Avenida Fernandes Lima, exatamente no momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) analisava o recurso do procurador-geral da República Antonio Fernando Souza, pedindo a imediata suspensão das obras para que fossem elaboradas estudos de impacto ambiental. E que fosse suspensa, também, a licença prévia concedida pelo Ibama para dar início ao projeto.

Segundo os coordenadores da CPT em Alagoas, a mobilização é para chamar a atenção para a importância da discussão, no entanto, após saber que o STF decidiu que o projeto de transposição não deve ser parado, os trabalhadores rurais retornaram para a sede do Ibama, ocupada desde terça-feira, 18.

A decisão do Supremo é válida até o julgamento final da ação – sem data prevista. Também nesta quarta-feira, o ministro Menezes Direito cassou decisão do Tribunal Regional Federal, em Brasília, que suspendia as obras. Ele concedeu uma liminar em favor da Advocacia-Geral da União (AGU). A decisão final caberá ao plenário do Supremo, sem data prevista para o julgamento.

Há 23 dias, o bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, está jejuando pela interrupção das obras da transposição. Em Alagoas, cinco integrantes da CPT também deram início a um jejum, no entanto, a decisão do STF deve provocar reações mais radicais dos grupos anti-transposição. Em Brasília, integrantes de comunidades ribeirinhas, políticos e artistas acompanharam e sessão.

Fonte: Com G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos