Curso de salvamentos especiais do CBM chega ao fim

Militares durante formatura após cinco meses de curso
Militares durante formatura após cinco meses de curso

A noite desta sexta-feira (21) foi de comemoração para o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL). Chegou ao fim o terceiro Curso de Salvamentos Especiais – Águias, organizado pela corporação. O curso é considerado um dos mais completos em todo o país na área de salvamento e atendimento pré-hospitalar.
Segundo o comandante-geral do CBM/AL, coronel Jadir Ferreira Cunha, os participantes do curso devem ser considerados verdadeiros guerreiros e a equipe de instrutores e monitores responsável pela organização também merece destaque. “Hoje, tenho certeza que Alagoas tem o melhor curso de salvamento de todo o Brasil, o que muito nos orgulha. Esses homens são vencedores pelo que passaram e certamente prestarão melhores serviços à população”, disse.
No início do curso a turma era composta por 33 militares, mas apenas 16 concluíram todas as etapas do treinamento, que especializa nas áreas de salvamentos aquático, terrestre, veicular e em altura, mergulho, além de caminhada de Maragogi a Maceió pela areia e oito dias de sobrevivência em mata fechada.
Todas as etapas do curso foram eliminatórias, tanto na avaliação intelectual quanto em demonstrações de auto-controle. O objetivo principal do treinamento era preparar os bombeiros para atuar nas mais diversas ocorrências, combinando o preparo físico, as técnicas de salvamento e o controle emocional.
Familiares e amigos dos alunos se reuniram no quartel do Corpo de Bombeiros, onde uma solenidade militar foi preparada para recepcioná-los. A alegria e a emoção pelo término do treinamento eram evidentes no semblante de cada militar, visivelmente exaustos após meses de intensa rotina de aulas, treinamento físico, simulações de ocorrências e prática nas ruas. Foram 1613 horas de cursos, totalizando exatamente cinco meses e 17 dias.
Ainda durante a solenidade, os familiares levaram faixas e vestiram camisas que cobravam do Comando do CBM/AL a criação do GSB – Grupamento de Busca e Salvamento, local onde os Águias desempenhariam suas atividades diárias. O comandante Jadir Ferreira encerrou a solenidade informando que em 2008 o grupamento deve ser inaugurado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos